Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro recebeu Faixa do Estado Maior das Forças Armadas e, por isso, vai continuar como presidente #boato

Bolsonaro recebeu Faixa do Estado Maior das Forças Armadas e, por isso, vai continuar como presidente #boato

Bolsonaro recebeu Faixa do Estado Maior das Forças Armadas e, por isso, vai continuar como presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro foi eleito presidente do Estado Maior pelas Forças Armadas e continuará na Presidência até que elas empossem outra pessoa.

A pergunta que não quer calar atualmente é: o ano termina primeiro ou as fake news sobre o processo eleitoral e o resultado das eleições de 2022 acabam com a gente antes? Os atos inconstitucionais contra o resultado do pleito eleitoral não pararam.

No dia 12 de dezembro de 2022, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro proporcionaram um verdadeiro show de horrores. Após tentarem invadir um prédio da Polícia Federal e serem expulsos, os apoiadores de Bolsonaro queimaram ônibus e carros, em Brasília (DF).

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, seus apoiadores poderiam ficar tranquilos. Segundo uma publicação, Bolsonaro teria recebido a Faixa do Estado Maior das Forças Armadas. Ainda segundo a história, isso significa que Bolsonaro seguirá sendo o presidente do Brasil. Confira:

“Bolsonaro agora está usando a faixa do Estado Maior. Isso significa que as FFAA o nomearam presidente do estado maior e, quer dizer mais, que o presidente da República nesse cargo pode durar mais de 4 anos ou o tempo que for necessário, até as FFAAs empossar outro em seu lugar, tal como aconteceu com João Figueiredo, Castelo Branco, Costa e Silva. Agora, está só esperando o momento certo para falar em rede nacional”.

Bolsonaro recebeu Faixa do Estado Maior das Forças Armadas e, por isso, vai continuar como presidente?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação gerou um enorme burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos apoiadores de Bolsonaro esperançosos. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas.

Não é de hoje que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão chorando nas redes sociais e compartilhando fake news por não aceitarem o resultado das eleições. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria sido diplomado como presidente pelas Forças Armadas até 2026. Também a que indicava que o Exército estaria no Recreio dos Bandeirantes (RJ) para iniciar a intervenção militar e, por fim, a que apontava que os patriotas deveriam apontar a lanterna dos celulares para o céu hoje, às 22h, para a intervenção militar começar.

Ao analisar a história, descobrimos que a foto usada como prova sequer é recente. A imagem foi registrada durante a posse do general do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, como ministro da Defesa. O evento ocorreu no dia 1º de abril de 2022 e contou com a presença de Bolsonaro, que exaltou as Forças Armadas.

Como sabemos, Bolsonaro não foi empossado a nada naquela oportunidade, tanto é que tentou a reeleição para presidente nas eleições e acabou derrotado. Se ele tivesse sido realmente empossado, sequer das eleições precisaria participar.

Se isso não bastasse, a faixa que Bolsonaro está usando não é do Estado Maior. A faixa de grau Grã-Cruz representa o grau máximo da Ordem do Mérito e é usada para premiar civis e militares por prestarem serviços relevantes às Forças Armadas. E como já era de se esperar, a faixa não tem nada a ver com intervenção militar.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro recebeu a faixa do Estado Maior das Forças Armadas e agora continuará sendo presidente é falsa! As imagens usadas como prova da história são antigas. Ela foram tiradas durante a cerimônia de posse do general do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, como ministro da Defesa, no dia 1º de abril de 2022. Na oportunidade, Bolsonaro usou a faixa de grau Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Defesa, que é entregue a civis e militares que prestaram serviços relevantes para as Forças Armadas. A faixa não tem nada a ver com intervenção militar. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso