Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Patriotas devem apontar lanterna dos celulares para os céus às 22h de hoje para começar intervenção militar #boato

Patriotas devem apontar lanterna dos celulares para os céus às 22h de hoje para começar intervenção militar #boato

Patriotas devem apontar lanterna dos celulares para os céus às 22h de hoje para começar intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Atenção patriotas: vocês devem apontar as lanternas dos celulares para os céus às 22h de hoje para que satélites de países de direita saibam que você quer a intervenção militar com Bolsonaro no poder.

Caraca! O nível de surrealismo de algumas fake news que circulam entre grupos de pessoas que defendem um golpe no Brasil é impressionante que não conseguimos saber se, de fato, alguém acredita. É o caso do “clamor do dia”.

Uma mensagem tem circulado na internet com um “pedido singelo”: de que as pessoas apontem o celular para os céus para que satélites de países de direita saibam que o Brasil quer a intervenção militar com Bolsonaro no poder. Leia a mensagem que circula online:

ATENÇÃO PATRIOTAS coloquem seus celulares pra despertar 21:55 e ai acenda a lanterna dele vire para as estrelas todos os satélite dos países da direita vai gravar e contar as pessoas pelo codigo dos celulares, precisamos de 30 milhões é o que o presidente precisa. De qquer lugar

Patriotas devem apontar lanterna dos celulares para os céus às 22h de hoje para começar intervenção militar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao analisar a circulação do conteúdo, vimos ele sendo partilhado de forma jocosa por quem não gosta de Bolsonaro e com empolgação por quem é aficionado pelo presidente do Brasil. Como vimos que há, de fato, algumas pessoas compartilhando o conteúdo a sério (sim, ficamos com dó dessas pessoas), cá estamos para desmentir o fake.

Para começar, a mensagem carrega todas as principais características de boatos online como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, a mensagem não só é ilógica como também é muito parecida com outros boatos que já desmentimos. A parte de “apontar celulares para cima” vem desta fake news que aponta que manifestantes pró-Bolsonaro estavam pedindo por uma intervenção alienígena. A parte do satélite é parecida com o fake que apontava que satélites russos haviam apontado que 23 milhões de pessoas estão nas manifestações pró-Bolsonaro.

Ao analisar a história, vimos um detalhe: é impossível um satélite “rastrear celulares ligados”. E vamos convir: mesmo que o país seja de direita, não é possível aferir que haja qualquer lógica em apontar que alguém vai medir quantos celulares estão virados para cima.

Na real, temos uma hipótese do que ocorreu: alguém fez uma piada com fake news que já circulavam na internet e alguns “patriotas” levaram o conteúdo a sério demais.

Resumindo: para que não haja dúvidas, cá estamos para apontar que é falsa a informação que aponta que patriotas devem apontar os celulares para o alto para pedir intervenção militar. O pedido não só não tem muita lógica como vai fazer com que você fique com cara de bobo hoje às 22h.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso