Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro já tem 233 mandados de prisão contra magistrados, notáveis e políticos para militares executarem #boato

Bolsonaro já tem 233 mandados de prisão contra magistrados, notáveis e políticos para militares executarem #boato

Bolsonaro já tem 233 mandados de prisão contra magistrados, notáveis e políticos para militares executarem, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os militares brasileiros só estão esperando a ordem de Bolsonaro para executar 233 mandados de prisão contra magistrados, notáveis e políticos.

Muitas das fake news que estão circulando sobre um golpe no Brasil vem de postagens do exterior. Brasileiros já publicaram fake news que citavam fontes dos Estados Unidos e da Argentina, por exemplo. A história de hoje vem da Itália.

De acordo com mensagens que estão circulando online, Bolsonaro já teria tudo planejado. O presidente tem 233 mandados de prisão de magistrados, “notáveis” e políticos prontos e os militares só estariam esperando a ordem de execução das prisões. A fonte apresentada na mensagem é um “jornalista” italiano. Leia:

Os militares brasileiros estão apenas esperando a ordem de Bolsonaro para prender os que participaram da fraude eleitoral. Ao que tudo indica, já existem 233 mandados de prisão de magistrados, notáveis ​​e políticos envolvidos no golpe contra Bolsonaro. O Presidente Brasileiro sabia há meses o que iria acontecer e esperava por seus inimigos.A informação é do jornalista italiano Cesare Sacchetti, que tem suas fontes, na medida do possível, darei as informações.

Bolsonaro já tem 233 mandados de prisão contra magistrados, notáveis e políticos para militares executarem?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltou foi gente replicando a história. Vimos, inclusive, um vídeo de um homem em uma manifestação falando sobre os tais “mandados de prisão” prontos para serem executados. Apesar disso, a história é falsa.

Este é mais um exemplo de como o fato de como uma informação (mesmo que falsa) ganha credibilidade e se espalha com força no Brasil. Temos dois exemplos muito recentes da Argentina. Um deles é o da suposta fraude das “urnas antigas nas eleições”. Outro é da “morte de Lula”. Nos dois casos, a fonte “estrangeira” já havia publicado outras informações erradas.

Ao analisar a “fonte italiana” (mais exatamente o canal do Telegram dela), descobrimos diversas informações falsas sobre o Brasil (inclusive a de que Lula já estava morto). Ou seja: não é lá uma fonte de muita confiança.

Para piorar, a fonte parece ter total desconhecimento das leis no Brasil. Para quem não sabe, o presidente não “decreta mandado de prisão”. Essa função é justamente do Poder Judiciário. Além disso, quem executa a ordem é a polícia e não o Exército. Tudo fora disso só tem um nome: golpe. Mais do que isso, é algo inconstitucional.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro tem 233 mandados de prisão prontos para serem executados pelo Exército. Trata-se de uma fake news que tem insistido em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso