Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro já pediu anulação da diplomação de Lula, que vai sair no Diário Oficial hoje #boato

Bolsonaro já pediu anulação da diplomação de Lula, que vai sair no Diário Oficial hoje #boato

Bolsonaro já pediu anulação da diplomação de Lula, que vai sair no Diário Oficial hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Hoje vai sair no Diário Oficial o pedido de anulação da diplomação de Lula que foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (12), mais um passo em relação ao novo governo, de Lula. O presidente eleito foi diplomado pelo TSE. Mesmo com isso, ainda há gente que acredita que Lula não irá assumir o novo governo.

Uma das mensagens que reforçam este pensamento aponta que o presidente Jair Bolsonaro pediu a anulação da diplomação de Lula no TSE. “*NOSSO PRESIDENTE JÁ PEDIU ANULAÇÃO DA DIPLOMAÇÃO DO NINE E VAI SAIR NO DIÁRIO OFICIAL AINDA HOJE!”, diz uma das mensagens que circulam online.

As mensagens são reforçadas por um vídeo de uma manifestação antidemocrática em que um homem relata que o pedido do presidente Jair Bolsonaro. Leia a transcrição do depoimento:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Recebi a notícia que vai sair no diário oficial que o nosso presidente já pediu cancelamento da diplomacia do nove dedo. Então assim que saímos Diário Oficial já vamos divulgar todos vocês e é uma coisa de cada vez. Como que nós vamos pedir o cancelamento de um presidente que não foi reconhecido? Como ele tem que ser diplomado.

Então é um passo de cada vez. Então tem muita gente me mandando mensagem, Simon eu tô triste, ele foi de gente, se vocês ver a imagem da diplomação dele cem pessoas tudo ambulante ainda. Tem mais gente aqui do que lá. É mesmo. Então a vitória é nossa. Nós abençoamos.

Nem a família dele estava lá com medo de ser preso. Então gente a vitória é nossa e era ele mesmo? Então gente assim que sair no diário oficial nós vamos lançar pra todos vocês Dizem que cinco e meia já vai ser lançado no diário oficial. Então vamos ficar aguardando, vamos ficar esperando porque a vitória é nossa. É nossa, é mesmo. A vitória é do povo de Deus. Amém […]

Bolsonaro já pediu anulação da diplomação de Lula, que vai sair no Diário Oficial hoje?

No Twitter, no Facebook e em outras redes sociais, a história se espalhou com tudo. Porém, é falsa a informação que aponta que saiu no Diário Oficial o tal pedido de anulação da diplomação assim como é falso que Bolsonaro fez o tal pedido.

A mensagem, o histórico de fake news similares e uma busca na realidade já denotam a farsa. Os textos e o próprio vídeo têm algumas das principais características de fake news como o tom alarmista e os erros de português.

Além disso, histórias falsas que circulam (e ganham validação) entre grupo de manifestantes são comuns na internet. Já desmentimos aqui no Boatos.org, por exemplo, que a fraude foi confirmada, que Alexandre de Moraes foi preso e que Bolsonaro decretou Estado de Sítio.

Voltando à questão das características do texto, há uma que, de fato, o texto difere da maioria das fake news: a citação a uma fonte confiável. No caso do conteúdo de hoje, foi citado o Diário Oficial.

Ao buscar pelo Diário Oficial, nada encontramos sobre pedido de anulação da diplomação de Lula. Além de ser algo fora da incumbência do presidente, Bolsonaro não fez o tal pedido. Aliás, Bolsonaro sequer cogitou o tal pedido.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro pediu a anulação da diplomação de Lula. Trata-se de um conteúdo que brotou na internet e ganhou reforço graças a um vídeo nas famigeradas manifestações de rua antidemocráticas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso