Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas e Magno Malta pediu orações em 2023 #boato

Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas e Magno Malta pediu orações em 2023 #boato

Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas e Magno Malta pediu orações em 2023, fala boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas. Magno Malta deu a notícia e pediu que oremos por ele.

O que não tem faltado na Internet é notícia falsa sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. A última que está circulando aponta para algo “horrível” que teria ocorrido com ele.

De acordo com mensagens que estão circulando na Internet, Bolsonaro havia sido internado no Hospital das Forças Armadas e havia gente pedindo orações. A história está circulando junto a mensagens soltas e um vídeo do senador Magno Malta. Leia o texto e a transcrição do arquivo.

Mensagem: Vamos levantar um clamor a Deus pela vida de Bolsonaro. Ele está internado no hospital das Forças Armadas.

Transcrição Magno Malta: Oi pessoal, aqui Magno Malta. Só pra comunicar a vocês, alguns já sabem, o presidente Jair Bolsonaro está internado no Hospital das Forças Armadas, ele sentiu mal-estar. Bom, depois de uma facada e cinco cirurgias e mais as pressões do dia a dia não é pra menos

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Começou a sentir um enjoo e foi internado, está fazendo o exame. A notícia que tenho é que ele passa bem, mas eu queria conclamar você pra gente fazer uma grande cruzada de oração pelo nosso presidente ele tem uma vida sofrida no seu físico e também no seu emocional no dia a dia. É muita luta, é muita adversidade, não é? E isso tudo reflete no físico, no emocional e Deus tem sustentado esse homem Vamos fazer um grande clamor de oração. Todos nós pra que Deus sustente continue firme de pé o nosso presidente da república. Vamos orar

Análise da mensagem que está circulando online

Vimos o vídeo sendo compartilhado por redes sociais como o Twitter, TikTok e outras. Assim como um “bom boato”, a mensagem tem características como o caráter vago, o tom alarmista (e apelativo), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Também não é de hoje que surgem boatos de “fulano está internado”. No Boatos.org, por exemplo, já desmentimos fake news sobre Lula, José Dirceu e o próprio Jair Bolsonaro.

Checagem do conteúdo e questões a serem feitas

Ao ver o conteúdo, algumas perguntas são suscitadas. A principal é “Bolsonaro está, de fato, internado no Hospital das Forças Armadas?”. Outra questão é “onde está Bolsonaro?”. A última é “por que Magno Malta gravou o vídeo?”.

Bolsonaro está, de fato, internado no Hospital das Forças Armadas?

A resposta é bem seca: não! A mensagem já circula há alguns dias na internet (no mínimo, desde 23 de junho). Se, de fato, a notícia da internação fosse real, já teria sido publicada na mídia (em fontes confiáveis). Porém, o único lugar que consta a notícia é nas publicações em questão.

Onde está Bolsonaro?

Não só Bolsonaro não está internado como também fez aparições públicas após a história. Nos últimos dias, ele este com aliados do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo e fez declarações sobre a reunião com embaixadores. Aparentemente, estava bem de saúde.

Por que Magno Malta gravou o vídeo?

É fato que Magno Malta gravou o tal vídeo pedindo orações para Bolsonaro. Porém, ele foi feito em março de 2022. Ou seja: foi feito no passado e estão compartilhando como atual.

Resumindo: é falso que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteja internado no hospital das Forças Armadas. A história que está circulando brotou do nada e é mais uma fake news que viralizou online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm