Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi internado no Sírio-Libanês depois de sofrer um AVC (ou infarto) #boato

Lula foi internado no Sírio-Libanês depois de sofrer um AVC (ou infarto) #boato

Lula foi internado no Sírio-Libanês depois de sofrer um AVC (ou infarto), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente eleito Lula acabou de ser internado depois de sofrer um AVC (ou infarto) em um hospital de São Paulo.

Depois do resultado das eleições presidenciais, o agora presidente eleito Lula anunciou que iria tirar alguns dias de férias. E, de fato, ele tem ficado de fora do cenário político (a transição, por exemplo, está sendo liderada por Geraldo Alckmin). Este quadro está fazendo com que uma mensagem se espalhe online.

De acordo com textos que circulam na internet e até um áudio, haveria um motivo para Lula estar sumido: ele teria sido internado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo após sofrer um AVC (em algumas versões, é dito que foi um infarto). Leia algumas das mensagens que circulam por aí:

Versão 1: LULA INTERNADO EM HOSPITAL DE SÃO PAULO Segundo informações , o Presidênte eleito foi internado no hospital Sirio Libanes em São Paulo , com sintomas de AVC. Ainda não temos confirmação deste fato , e estamos levantando a veracidade da noticia . Versão 2: URGENTE. Acabei de receber esses áudios que dizem que o Lula teve um AVC ou um infarto e está internado em estado grave no hospital sírio libanês. Não sei se é verdade mas estou repassando.

Versão 3: Atenção Atenção ! Notícias de agora ..porém oficiosa , ou seja : precisa ser confirmada ok !  Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de ter um problema sério de saúde .. infarto ou AVC ! Versão 4: O Mesmo já estaria  internado no Hospital Sirio Libanês em São Paulo !  Detalhe: estamos apurando está informação  …Jajá mais detalhes ! Questão : eu tenho o áudio aqui da informação ok ! Porém ainda torcemos.. que seja apenas um boato …

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 5: Eh boa noite. Uma notícia saída do forno e é real. A única coisa que podemos afirmar se é de fato um AVC ou se já tentaram os próprios esquerdistas matá-lo. Mas segundo informações o Lula está internado no Sírio Libanês por ter tido um AVC. A imprensa não está divulgando nenhuma mídia vai divulgar. E me parece que o estado é grave. Agora se AVC ou um atentado pelos próprios esquerdistas ainda não sei. Mas quem está internado no auxílio do Ibaneis de acordo com informações por AVC a mídia não vai divulgar. Então divulguemos por aqui. Não é fake, é real. Boa noite, pessoal.

Versão 6: o Lula acaba de ter um infarte na num hotel na Bahia e foi encaminhado às pressas para o Sírio Libanês. Vamos orar por ele aí. O Fábio eh vocês viram que eu falo pouco aqui converso pouco aqui eh e eu só estou falando casos que eu tenho certeza. Eh através de uma hóspede do hotel ficamos sabendo dos alvoroços. ela e eu fui confirmar se era verdade. Liguei pra um assessor de um deputado federal né? A qual me confirmou ele está no ele não se sabe certinho se foi a vez do seu infarto mas está no Sítio Libanês em São Paulo já.

Lula foi internado depois de sofrer um AVC (ou infarto) em hospital de São Paulo?

Como vocês viram, a notícia bombástica se espalhou com muitas forças, principalmente (e curiosamente) entre bolsonaristas. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula teve um AVC ou um infarto e foi internado no hospital Sírio-Libanês.

As mensagens já entregam, por si só, a farsa. Além de ter características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, os conteúdos não são só vagos como são contraditórios.

Hoje, não é difícil distinguir uma causa de um problema de saúde. A diferença, por exemplo, entre um AVC e um infarto não só é imensa como descobrir o que um paciente tem é importante para realizar a melhor intervenção. É impossível que uma equipe como do Sírio-Libanês não saberia se algo é um AVC ou infarto.

Além disso, Lula está de férias na Bahia. Se ela tivesse tido um AVC ou infarto, não iria ser “levado de imediato” a um hospital em São Paulo. Um tratamento inicial seria feito na própria Bahia e não haveria o traslado.

Não bastasse isso, a história surgiu em mensagens de pessoas que não nutrem simpatia por Lula. Vamos convir: quem descobriria primeiro que o Lula teve um problema de saúde? Um aliado ou um inimigo? A resposta não é difícil.

Por fim, a tal “denúncia” não consta em qualquer fonte confiável. Nem entre os envolvidos da história tampouco na mídia (que daria a história como uma bomba sem precedentes).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Além de a história não ter nem pé nem cabeça, não é balizada em fontes confiáveis.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso