Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro usa Forças Armadas para fabricar lanchas escolares #boato

Bolsonaro usa Forças Armadas para fabricar lanchas escolares #boato

Bolsonaro usa Forças Armadas para fabricar lanchas escolares, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra projeto do presidente Jair Bolsonaro em que ele se utilizada das Forças Armadas para fabricar lanchas que levam crianças para escolas.

Com as eleições se aproximando é possível que um tipo de notícia falsa que circula desde o início de 2019 se intensifique: a da “obra grandiosa” atribuída falsamente ao presidente Jair Bolsonaro. No caso de hoje, a história envolve também as Forças Armadas.

Um vídeo que mostra um projeto de construção de lanchas escolares está circulando junto com uma mensagem que aponta que o presidente Jair Bolsonaro colocou as Forças Armadas para construir lanchas escolares na região Amazônica. Leia o texto que circula por aí e assista ao vídeo:

Alguém ai sabia disso ??? Bolsonaro usa forças armadas para fabricar lancha. As lanchas serão usadas para levar crianças para escola na região amazônica. Nunca vi isso na minha vida. Vejam o vídeo que legal. Vamos divulgar, pois a imprensa não o fará.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bolsonaro usou Forças Armadas para fabricar lanchas escolares?

Não demorou muito para a história se espalhar pelos principais grupos e perfis bolsonaristas de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Porém, não é verdade que o vídeo tenha relação com o presidente ou, só agora, as tais lanchas foram construídas.

A mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula online tem características de boatos como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o projeto em questão é mesmo da gestão de Bolsonaro.

Além disso, não é de hoje que notícias falsas desta natureza circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, histórias falsas que falavam de ferrovia, projeto de levar internet para Amazônia, pontes gigantescas, entre outros. Mais um motivo para ficar desconfiados.

Resolvemos então buscar pela reportagem em questão. Não demorou para descobrirmos que ela sequer é atual. Na realidade, a reportagem, feita pela TV Ponta Negra (afiliada do SBT em Natal) está disponível na internet desde, no mínimo, 2011.

A matéria falava da construção de barcos para transporte aquaviário dentro do projeto Caminhos da Escola. Ao buscar sobre mais detalhes sobre a iniciativa, descobrimos que a iniciativa existe desde 2009 e as lanchas já haviam chegado para estudantes de cidades amazonenses em 2010. Ou seja: muito antes do governo Bolsonaro.

Resumindo: a pessoa que escreveu “nunca vi isso na vida” está mal informada. Ao contrário do que aponta a mensagem, não é de Bolsonaro a iniciativa de construir lanchas escolares. A matéria que está circulando é antiga e o projeto existe desde 2009.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: