Vídeo incrível mostra como Bolsonaro vai construir a ponte do Xingu #boato

Boato – Um vídeo incrível mostra como Bolsonaro vai construir a ponte do Xingu. A animação da planta do projeto divulga o passo a passo da construção do empreendimento, que contará com tecnologia de ponta.

O governo de Jair Bolsonaro já ultrapassa os 500 dias. E, apesar de ser uma das gestões do Executivo que menos aprovou projetos no primeiro ano de governo até o momento, entre projetos de lei, medidas provisórias e emendas constitucionais, é verdade que ainda há muita “bola para rolar”.

Sobre esse assunto, já estamos acostumados a ver publicações na internet que exaltam projetos reais de Bolsonaro e outros que não passam de “frutos da imaginação” do povo, como é o caso da nossa história de hoje. Um vídeo que começou a circular principalmente no Facebook mostra imagens incríveis de como Bolsonaro supostamente vai construir a ponte do rio Xingu.

O vídeo traz uma animação da planta do projeto, divulgando o passo a passo da construção do empreendimento que, de acordo com a postagem, contará com tecnologia de ponta. Confira, a seguir, o vídeo em questão e as versões do texto original das publicações que estão o compartilhando:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Esse Bolsonaro é um “incompetente” veja a ponte sobre o Rio Xingu que ele vai construir com tecnologia de ponta. É um doido. Versão 2: Ponte no Rio Xingu – alta tecnologia – É isso mesmo BOLSONARO é muito burro. Versão 3: veja a ponte sobre o Rio Xingu que Bolsonaro mandou construir com tecnologia de ponta. da-lhe Mito!🇧🇷 E BR de Aracaju e Maceió 

Vídeo incrível mostra como Bolsonaro vai construir a ponte do Xingu?

As imagens são realmente incríveis e foram compartilhadas pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que é real esse vídeo incrível que mostra como Bolsonaro vai construir a ponte do Xingu? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a partir dos seguintes fatos.

Para começar, as versões da mensagem da publicação que está compartilhando o vídeo carregam todas as características de fake news: são vagas (não fornecem quaisquer informações sobre quando e onde as imagens foram divulgadas pelo governo), alarmistas (têm a intenção de causar debates políticos entre os internautas), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar que o projeto mostrado na animação, de fato, é do Governo Federal.

Em segundo lugar, não é de hoje que vemos na internet boatos sobre “grandes feitos de Bolsonaro”. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, o que dizia que Bolsonaro iria unir o Bolsa Família e criar um benefício permanente no valor de R$ 1.200; outro sobre o presidente ter criado, em decreto, o STM para “detonar ministros corruptos do STF”; ou, ainda, mais um que exaltava que Bolsonaro teria demitido funcionários que ganhavam R$ 35 mil na empresa do trem-bala que nunca existiu.

Além disso, ao buscarmos sobre a tal relação ponte-Bolsonaro, descobrimos que, de fato, o presidente anunciou a construção da ponte do rio Xingu. No entanto, não tem nada a ver com as imagens divulgadas no vídeo com a animação. Mais do que isso, o próprio presidente da República esclareceu que o projeto ainda será divulgado, assim que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, contratar o projeto de engenharia e licença ambiental.

“Construção de ponte sobre o Rio Xingu na BR-230/PA. O Capitão Tarcísio, Ministro da Infraestrutura, informa que nos próximos dias contratará o projeto de engenharia/licença ambiental. Tempo previsto para essa primeira fase: 12 meses”, diz a publicação.

Buscamos também pela origem do vídeo e encontramos a mesma filmagem atribuída a diversos locais, inclusive, relacionando-o à construção de uma suposta ponte que interligaria o Brasil ao Paraguai. Porém, na realidade, no vídeo original, a planta se trata do projeto de uma ponte na Espanha, chamada Alconétar, que foi elaborada pela Eipsa e construída pela empresa de engenharia chamada OHL. Prova disso é que, ao procurarmos no Google pela “Alconétar Bridge”, achamos, de fato, a foto igual às imagens que aparecem no vídeo. Assista ao vídeo original:

Resumindo: O vídeo incrível que supostamente mostraria como Bolsonaro vai construir a ponte do rio Xingu não é verdadeiro. As imagens mostradas se tratam da planta da Ponte Alconétar, na Espanha. Além do mais, Bolsonaro anunciou que o projeto de construção da ponte do Xingu ainda será divulgado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK