Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de Bolsonaro sendo recebido com festa em aeroporto não é de “visita à Argentina”

Vídeo de Bolsonaro sendo recebido com festa em aeroporto não é de “visita à Argentina”

Bolsonaro foi recebido na Argentina com festa em aeroporto, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Jair Bolsonaro foi para a Argentina para a posse de Javier Milei e foi recebido com festa em aeroporto.

Análise

Tem circulado na internet um vídeo que seria a prova do prestígio do ex-presidente Jair Bolsonaro no exterior. Nas imagens, ele chega a um aeroporto e é recebido por uma multidão em festa.

Junto ao vídeo, é dito que seria a chegada dele na Argentina para a posse do presidente eleito Javier Milei. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: ● *Bolsonaro chegando a Argentina hoje para a posse do novo presidente.* 😃🇧🇷🇧🇷👍🇧🇷🇧🇷😃 Versão 2: Bolsonaro na Argentina 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Versão 3: —- ENFIEM O DEDO ptZADA DE M3RD4 👆👆👆👆Bolsonaro chegando hoje na Argentina 🇦🇷. Esse é o nosso verdadeiro e legítimo Presidente. Aguenta ptzada. Versão 4: OLHA MEU PRESIDENTE BOLSONARO CHEGANDO NA ARGENTINA É O CARA MESMO O MITO A LENDA

@sgt.srgioalmada♬ som original – Almada silva

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) Bolsonaro já foi para a Argentina para a posse do presidente eleito Javier Milei? 2) O vídeo de Bolsonaro sendo recebido com festa no aeroporto é recente e é da Argentina? 3) De onde é o vídeo que está circulando na internet?

Bolsonaro já foi para a Argentina para a posse do presidente eleito Javier Milei?

Não. O principal motivo é a questão temporal. A posse de Javier Milei será apenas no dia 10 de dezembro. Ou seja: ainda faltam algumas semanas para o evento. Apesar de o ex-presidente (aliado político do presidente eleito da Argentina) já ter confirmado presença na posse, Bolsonaro ainda não viajou para a Argentina. 

O vídeo de Bolsonaro sendo recebido com festa no aeroporto é recente e é da Argentina?

Como Bolsonaro ainda não viajou para a Argentina, podemos inferir sem medo de errar que o vídeo não é recente e não é de uma chegada recente ao país. Mais do que isso: o mesmo vídeo já foi utilizado em outras fake news desmentidas agora em 2023. Teve fake citando o aeroporto de Confins, a “volta ao Brasil e a chegada aos EUA. 

De onde é o vídeo que está circulando na internet?

Nestes casos, explicamos que o vídeo sequer é deste ano (ou mesmo de um passado próximo). Na realidade, o vídeo de Bolsonaro sendo recebido em um aeroporto é de 2017 e foi postado no próprio Twitter dele. O vídeo é, na realidade, de uma chegada à cidade de Natal (no Rio Grande do Norte). 

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o vídeo que esteja circulando na internet seja do ex-presidente Jair Bolsonaro chegando à Argentina em 2023. O vídeo é de 2017 e sequer há registros de que o ele chegou ao país para a posse de Javier Milei.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)