Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto JFK, em Nova York #boato

Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto JFK, em Nova York #boato

Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto JFK, em Nova York, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro chega ao aeroporto JFK em Nova York. Multidão o recebeu e o carregou nos braços.

No mundo real, o presidente Jair Bolsonaro tem enfrentado um dos piores momentos do seu governo em termos de rejeição. Porém (e como já falamos aqui neste texto), ele ainda mantém um grupo de simpatizantes fiéis. E, de acordo com um vídeo que está circulando na internet, os fãs de Bolsonaro invadiram Nova York.

Um vídeo de Bolsonaro chegando a um aeroporto lotado de simpatizantes ao som de Bruno Mars está circulando na internet como se fosse da chegada do presidente do Brasil ao aeroporto JFK, em Nova York, para a Conferência das Nações Unidas. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: REALMENTE O BOLSONARO É UM FENÔMENO EM TODO MUNDO ! Bolsonaro chega a NY para fazer um discurso na ONU e é recepcionado pelos Brasileiros no Aeroporto. Isso é Incrível ! Versão 2: Bolsonaro chegando no aeroporto internacional JFK em Nova York. Olha a situação que ficou o saguão de desembarque do aeroporto. DETALHE; Será que o Jornal Nacional e o g1 – O Portal de Notícias da Globo Vão falar que estão todos AGLOMERADOS e SEM MASCARAS? em Aeroporto de Kennedy JFK – Nova York

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bolsonaro foi recebido por multidão no aeroporto JFK, em Nova York?

É claro que, depois das cenas de Bolsonaro comendo pizza nas ruas de Nova York e no “puxadinho de uma churrascaria brasileira” na cidade, o vídeo circulou com muita força em perfis de redes sociais de bolsonaristas. Porém, o arquivo não é da chegada do presidente aos Estados Unidos em 2021.

Quando nos deparamos com a mensagem (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar nenhuma fonte confiável), já sabíamos exatamente do que se tratava. Isso porque o mesmo vídeo foi utilizado em uma fake news desmentida no Boatos.org em maio deste ano.

Na ocasião, o mesmo vídeo circulou como se fosse da chegada da comitiva de Bolsonaro para uma visita oficial no Equador. Na época, explicamos que o vídeo, na realidade, é da época da campanha eleitoral de 2018. O vídeo foi gravado no aeroporto de Natal. Relembre o que escrevemos na época sobre o assunto:

Vídeos exaltando o presidente são muito comuns na internet. Já desmentimos, por exemplo, mensagens que falavam sobre ele sendo ovacionado por torcidas de times de futebol (aqui e aqui), na República Checa e, ainda, na saída do Maracanã.

Ao buscar sobre as imagens de Bolsonaro “carregado pelo povo”, confirmamos que se trata do presidente. Porém, o vídeo é antigo e não é do Brasil. As imagens são, na realidade, de maio de 2018. Na ocasião, Bolsonaro foi recebido calorosamente por uma multidão no aeroporto de Natal. Vídeos da época mostram o momento em que ele é carregado nos braços e a bandeira do Brasil de fundo. Assista (um deles foi publicado pelo próprio presidente):

É importante citar que, ao contrário da chegada em Natal (e assim como a chegada no Equador), a estadia de Bolsonaro em Nova York está sendo discreta. A única notícia que encontramos sobre a viagem e “fãs” foi a que apontava que manifestantes contrários ao presidente fizeram um pequeno protesto na porta do hotel que ele está hospedado (e entrou pelos fundos).

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro foi recebido e ovacionado por uma multidão em Nova York é falsa. O vídeo que está circulando na internet como se fosse atual é, na realidade, de 2018 e foi gravado em Natal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso