Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto de Confins em 2023 #boato

Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto de Confins em 2023 #boato

Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto de Confins em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra Bolsonaro sendo recebido por centenas de apoiadores em festa no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, em 2023

No dia 30 de junho de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela prática de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. A condenação tornou ex-presidente inelegível por 8 anos.

E após a decisão do TSE, Bolsonaro afirmou que o resultado foi injusto. Mas logo o nome do ex-presidente caiu no esquecimento, não por muito tempo. No dia 13 de julho de 2023, em seu Twitter, Bolsonaro publicou um vídeo de trechos do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro falando sobre “fraude eleitoral” e cobrou uma investigação do TSE.

Porém, apesar de tudo isso, de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda teria o apoio de muitos brasileiros. Segundo uma publicação, ele teria sido visto recentemente, em 2023, no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, sendo ovacionado por milhares de pessoas. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Bolsonaro em MINAS GERAIS AEROPORTO DE CONFINS .”. Versão 2: “Milhares de populares recebem Bolsonaro no aeroporto de Confins, Belo Horizonte. Foi hoje. Veja como foi a tietagem”.

Análise da mensagem que está circulando online

O conteúdo circulou, principalmente, em grupos de WhatsApp, no Twiiter, no YouTube e até em alguns blogs bolsonaristas que ainda apoiam Bolsonaro. Mas esse tipo de história já não é novidade por aqui. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras histórias falsas que envolviam vídeos do ex-presidente fora de contexto (aqui, aqui e aqui).

E a história de hoje levantou algumas questões: Bolsonaro foi realmente recebido por uma multidão no aeroporto de Confins (MG)? O vídeo de Bolsonaro é atual? E, por fim, por que a história foi classificada como fake news?

Bolsonaro foi recebido por uma multidão no aeroporto de Confins (MG)?

Sim. De fato, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão de apoiadores em festa no aeroporto de Confins, em Minas Gerais. As imagens são reais.

O vídeo de Bolsonaro no aeroporto de Confins (MG) é atual, como apontam as mensagens?

Não. Ao contrário do que apontam as mensagens, o vídeo que acompanha a história não é atual. As imagens foram gravadas em 2017, durante uma visita de Bolsonaro a Minas Gerais. O vídeo, na realidade, é um recorte de uma transmissão ao vivo que foi feita, na época, pela página do ex-presidente.

Por que classificamos a história como fake news?

Apesar do vídeo ser real, ele foi completamente retirado de contexto. Atualmente, o ex-presidente perdeu boa parte do apoio que tinha e enfrenta problemas, como a condenação no TSE. Tudo isso resultou na perda de popularidade de Bolsonaro. Dessa forma, entendemos que a história de hoje é uma forma de manipular a situação verdadeira enfrentada por Bolsonaro, tentando mostrar que o ex-presidente não perdeu a admiração do público e segue com milhares de apoiadores (o que não é verdade).

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro foi recebido por uma multidão de pessoas no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, é falsa! O vídeo é real, mas foi gravado em 2017, quando Bolsonaro tinha uma enorme popularidade. A história de hoje aponta que o vídeo é atual em uma tentativa de tentar levantar a “moral” dele, que perdeu aliados e muitos apoiadores nos últimos meses, perdendo também popularidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm