Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos e relatório vai sair em breve #boato

Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos e relatório vai sair em breve #boato

Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos e relatório vai sair em breve, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberto em relatório que vai sair em breve que, na realidade, Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos.

O que não tem faltado na internet são notícias falsas que apontam que para fraudes nas eleições. Neste sentido, a mais nova história que está circulando na internet aponta para uma “descoberta bombástica”: na realidade, Jair Bolsonaro ganhou as eleições com 65% dos votos.

Não há muitas explicações na mensagem, mas é dito que isso seria apresentado em um relatório em breve. Além disso, há um pedido para que as pessoas “sejam a última trincheira”. Leia a mensagem que circula online e é creditada a um político bolsonarista:

Alex Brasil: Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos, o relatório final sairá em breve, vai ter prisões e ranger de dentes, o silêncio do Presidente agonia a direita mas apavora a esquerda. Nós somos a última trincheira, somos a nação que guiará o resto do mundo pelo trilho da liberdade! Tic..

Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos e relatório vai sair em breve?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O que não faltou foi gente compartilhando a tese e inflamando bolsonaristas. Porém, é falsa a informação que aponta que Bolsonaro foi eleito com 65% dos votos e que um relatório comprova isso.

A mensagem já começa a entregar a farsa. Ela, assim como uma fake news “clássica”, é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a história em questão.

Para além disso, o que não tem faltado é balela sobre supostas fraudes nas eleições. Só hoje desmentimos histórias falsas que apontam que a “fraude foi comprovada no Nordeste”, que “Luciano Hang descobriu a fraude”, que foi “confirmada a fraude pela FFAA” e outras histórias.

Assim como nos outros casos, nada encontramos quando procuramos a história em fontes confiáveis. Nem o próprio Bolsonaro, em discurso, apontou que teve 65% de votos nas eleições. Aliás, o único local que há esse resultado (de fato, absurdo) é em mensagens em redes sociais.

Sempre é bom lembrar que não há qualquer prova de que houve fraude nas eleições de 2022. Até o momento, tudo que circulou online ou que foi indagado sobre fraude já foi refutado. Para terminar, ao buscar a publicação na fonte citada na mensagem, encontramos o seguinte aviso (raríssimo no Twitter)

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro teve 65% dos votos nas eleições de 2022. A informação “brotou do nada”, não carrega provas e não tem nenhuma ligação com a realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso