Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é expulso de churrascaria em São Paulo, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é expulso de churrascaria em São Paulo, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra que Bolsonaro foi expulso de churrascaria em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra que o presidente Jair Bolsonaro foi expulso de uma churrascaria em São Paulo por críticos ao seu governo.

Na medida em que a campanha eleitoral vai se intensificando, comportamentos extremos também vão sendo incentivados. Não são raras as exaltações a manifestações de hostilidade a nomes como Lula e Bolsonaro. E no último dia um vídeo sobre o atual presidente começou a circular com uma narrativa.

Nas imagens, Bolsonaro está saindo de um estabelecimento comercial (descrito como uma churrascaria) sob gritos de “fora”. Junto ao vídeo, é possível ver mensagens que apontam que ele havia “sido expulso” do local perante tantas manifestações. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, é expulso de churrascaria em São Paulo. Ele estava acompanhado do empresário Luciano Hang, dono da Havan. Versão 2: Em São Paulo, hoje, o sabor de ver Bolsonaro ser expulso de uma churrascaria. Prévia pra outubro. Versão 3: Conta pro Data Folha? O Presidente Jair Bolsonaro é expulso de churrascaria, neste domingo, em São Paulo.

Vídeo mostra que Bolsonaro foi expulso de churrascaria em São Paulo?

Não demorou para o vídeo se espalhar e ser explorado por pessoas que não nutrem simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro. Porém e apesar de o vídeo ser real, a informação que aponta que ele foi expulso da churrascaria em questão é falsa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não é de hoje que vídeos que mostrariam pessoas “sendo expulsas” de locais públicos circulam na internet. Sobre Lula, por exemplo, desmentimos informações falsas que apontavam que ele estaria sendo expulso de um condomínio, de um restaurante e de um shopping.

No caso de Bolsonaro, a narrativa da expulsão também é falsa. Para chegar à verdade fomos buscar mais detalhes da história. Essa matéria do Metrópoles aponta que o presidente foi “tranquilamente” a uma churrascaria antes de ir assistir ao jogo do seu clube de coração (o Palmeiras) pelo Campeonato Brasileiro.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram que o presidente recebeu mais apoio do que vaias das pessoas que estavam no local. Também mostram que ele não “foi expulso”. Ele comeu no local e foi embora. Os gritos de “fora”, na realidade, se misturaram com gritos de apoio. O próprio Metrópoles colocou um vídeo com as manifestações de apoio e vaia.

Essa matérias (do Poder 360 e do Estado de Minas) também apontam que Bolsonaro não foi expulso. As manifestações em questão (a favor e contra) ocorreram quando ele já deixava o local.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro foi “expulso” de uma churrascaria em São Paulo. Apesar de ele ter ouvido vaias, também ouviu manifestações de apoio e saiu do local por pura e espontânea vontade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso