Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro chega ao aeroporto no Equador. Ele foi ovacionado e carregado pelos seus seguidores.

Não é de gora que vídeos são atribuídos erroneamente a eventos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. Hoje, vamos falar de uma suposta filmagem atribuída à rápida visita que ele fez no Equador (para a posse do novo presidente do país, Guilherme Lasso).

Um vídeo dele sendo aplaudido por uma multidão e carregado pelos braços por apoiadores está sendo acompanhado da legenda de que as imagens teriam sido gravadas em 2021 durante a visita no Equador. Em algumas versões, a história coloca o presidente do Brasil como uma superestrela e tem ao fundo uma música de Bruno Mars. Leia algumas das versões da história e veja o vídeo:

Versão 1: Prestígio se conquista Bolsonaro no aeroporto EQUADOR Versão 2: E essa chegada no aeroporto do Equador… Elton Jhon? Paul McCartney? Não, meus amigos, isso é JAIR MESSIAS BOLSONARO!!! Versão 3: Ontem, 24/05. Bolsonaro chegando no aeroporto do Equador pra posse do novo presidente, Guillermo Lasso! Versão 4: Não é Paul McCartney, não é Elton John, não é Neymar, não Messi e nem Cristiano Ronaldo, é BOLSONARO chegando no aeroporto do Equador!!! Versão 5: Bolsonaro chegando no aeroporto do Equador, cadê a datafolha?, toma #Globolixo. Mitoooooo!!! 2022

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Vídeo mostra Bolsonaro sendo ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador?

Não demorou muito para as imagens se espalharem com força na internet. Só há “um detalhezinho”. O vídeo não tem nada a ver com a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao Equador em 2021. O próprio vídeo e o roteiro do presidente ajudam a desvendar a farsa.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. O texto que acompanha o vídeo (assim como tantas outras fake news) é alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo seja mesmo de Bolsonaro chegando ao Equador.

Além disso, vídeos exaltando o presidente são muito comuns na internet. Já desmentimos, por exemplo, mensagens que falavam sobre ele sendo ovacionado por torcidas de times de futebol (aqui e aqui), na República Checa e, ainda, na saída do Maracanã.

Ao buscar sobre as imagens de Bolsonaro “carregado pelo povo”, confirmamos que se trata do presidente. Porém, o vídeo é antigo e não é do Brasil. As imagens são, na realidade, de maio de 2018. Na ocasião, Bolsonaro foi recebido calorosamente por uma multidão no aeroporto de Natal. Vídeos da época mostram o momento em que ele é carregado nos braços e a bandeira do Brasil de fundo. Assista (um deles foi publicado pelo próprio presidente):

Ao procurar por imagens do presidente chegando ao Equador, podemos ver um clima mais tranquilo. A chegada de Bolsonaro ao país se destacou na mídia por outro motivo: toda a sua comitiva respeitou regras sanitárias do país e usou máscaras (algo que o mandatário não costuma fazer no Brasil). Assista ao vídeo da chegada dele ao Equador:

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro foi ovacionado na chegada ao Equador é falsa. O vídeo que está circulando na internet é de 2018 e o vídeo real da chegada dele ao país é bem mais, por assim dizer, discreto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: