Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro chega ao aeroporto no Equador. Ele foi ovacionado e carregado pelos seus seguidores.

Não é de gora que vídeos são atribuídos erroneamente a eventos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. Hoje, vamos falar de uma suposta filmagem atribuída à rápida visita que ele fez no Equador (para a posse do novo presidente do país, Guilherme Lasso).

Um vídeo dele sendo aplaudido por uma multidão e carregado pelos braços por apoiadores está sendo acompanhado da legenda de que as imagens teriam sido gravadas em 2021 durante a visita no Equador. Em algumas versões, a história coloca o presidente do Brasil como uma superestrela e tem ao fundo uma música de Bruno Mars. Leia algumas das versões da história e veja o vídeo:

Versão 1: Prestígio se conquista Bolsonaro no aeroporto EQUADOR Versão 2: E essa chegada no aeroporto do Equador… Elton Jhon? Paul McCartney? Não, meus amigos, isso é JAIR MESSIAS BOLSONARO!!! Versão 3: Ontem, 24/05. Bolsonaro chegando no aeroporto do Equador pra posse do novo presidente, Guillermo Lasso! Versão 4: Não é Paul McCartney, não é Elton John, não é Neymar, não Messi e nem Cristiano Ronaldo, é BOLSONARO chegando no aeroporto do Equador!!! Versão 5: Bolsonaro chegando no aeroporto do Equador, cadê a datafolha?, toma #Globolixo. Mitoooooo!!! 2022

Vídeo mostra Bolsonaro sendo ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou muito para as imagens se espalharem com força na internet. Só há “um detalhezinho”. O vídeo não tem nada a ver com a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao Equador em 2021. O próprio vídeo e o roteiro do presidente ajudam a desvendar a farsa.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. O texto que acompanha o vídeo (assim como tantas outras fake news) é alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo seja mesmo de Bolsonaro chegando ao Equador.

Além disso, vídeos exaltando o presidente são muito comuns na internet. Já desmentimos, por exemplo, mensagens que falavam sobre ele sendo ovacionado por torcidas de times de futebol (aqui e aqui), na República Checa e, ainda, na saída do Maracanã.

Ao buscar sobre as imagens de Bolsonaro “carregado pelo povo”, confirmamos que se trata do presidente. Porém, o vídeo é antigo e não é do Brasil. As imagens são, na realidade, de maio de 2018. Na ocasião, Bolsonaro foi recebido calorosamente por uma multidão no aeroporto de Natal. Vídeos da época mostram o momento em que ele é carregado nos braços e a bandeira do Brasil de fundo. Assista (um deles foi publicado pelo próprio presidente):

Ao procurar por imagens do presidente chegando ao Equador, podemos ver um clima mais tranquilo. A chegada de Bolsonaro ao país se destacou na mídia por outro motivo: toda a sua comitiva respeitou regras sanitárias do país e usou máscaras (algo que o mandatário não costuma fazer no Brasil). Assista ao vídeo da chegada dele ao Equador:

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro foi ovacionado na chegada ao Equador é falsa. O vídeo que está circulando na internet é de 2018 e o vídeo real da chegada dele ao país é bem mais, por assim dizer, discreto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: