Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é recebido com gritos de Lula ladrão no aeroporto de Campinas (Viracopos) #boato

Lula é recebido com gritos de Lula ladrão no aeroporto de Campinas (Viracopos) #boato

Lula é recebido com gritos de Lula ladrão no aeroporto de Campinas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra manifestantes gritando “Lula ladrão seu lugar é na prisão” durante chegada do ex-presidente Lula ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, em maio de 2022.

Já falamos no A Semana em Fakes que, neste início de campanha eleitoral, um dos tipos de fake news mais recorrentes dos últimos tempos são de vídeos tirados de contexto para dar impressão que as pesquisas eleitorais que colocam Lula em primeiro lugar estão erradas.

O mais novo vídeo que está circulando online aponta que Lula foi recebido de forma hostil no aeroporto de Viracopos, em Campinas. As imagens mostram um grupo de pessoas gritando “Lula ladrão seu lugar é na prisão”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: A-D-O-R-OOOO ver o carinho que o Povo Brasileiro tem pelo ex-condenado! “Lula sendo recebido hoje 5/5 no aeroporto de Campinas, ex-presidiário faz hoje palestra em Universidade da cidade!” #LulaLadraoTeuLugarENaPrisao Versão 2: É bonito de ver o Lula sendo aplaudido de pé no Aeroporto de Campinas.… Versão 3: Calorosa recepção para o Lula ladrão no aeroporto de Viracopos em Campinas… rss O objetivo dele é ir até Unicamp. Líder nas pesquisas comunistas.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Lula é recebido com gritos de Lula ladrão no aeroporto de Campinas (Viracopos)?

Não demorou muito para a história se espalhar (com a ajuda de robôs ou não) por todos os cantos na internet. Só que, mais uma vez, o vídeo que está circulando online não tem qualquer relação com as mensagens que estão circulando por aí.

As mensagens, o histórico e a ausência de notícias sobre o ocorrido nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmista, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove que se tratava de um protesto no Aeroporto de Viracopos contra Lula.

Além disso, não é de agora que vídeos falsamente atribuídos a situações relacionadas a Lula circulam online. Outro dia, por exemplo, desmentimos a informação falsa que apontava que o público da Sapucaí protestou contra Lula. Teve também histórias falsas sobre protestos contra Lula em pleno jogo da seleção brasileira.

Ao buscar pela tal história (que renderia notícias, principalmente em um momento no qual a cobertura política está intensa), nada encontramos em fontes confiáveis. Lula, de fato, está em Campinas (onde participou de uma “aula magna na Unicamp”) e, de acordo com esta notícia, enfrentou alguns protestos. Porém, não há nada sobre a “recepção no aeroporto”.

Sem mais indícios, resolvemos buscar por referências ao vídeo em questão em redes sociais. Logo descobrimos que ele já circulava há alguns dias (o que elimina a hipótese de ser uma recepção a Lula no aeroporto de Campinas).

Foi aí que descobrimos que, na realidade, o protesto em questão ocorreu na PUC de Porto Alegre durante um evento chamado Fórum da Liberdade, em abril de 2022. Na ocasião, o ex-juiz Sérgio Moro havia sido hostilizado por manifestantes pró-Lula no evento. Em resposta, o público começou a gritar palavras de ordem contra Lula. Essa matéria do UOL fala sobre a confusão. Vale apontar que Lula não estava presente no evento.

Resumindo: é falsa a história que aponta que os gritos de “Lula ladrão seu lugar é na prisão” contra o ex-presidente ocorreram durante a chegada dele em Campinas em maio de 2022. O vídeo foi gravado em abril de 2022 em um evento no qual Lula não estava presente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: