Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Espectador grita “prendam o Lula” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém #boato

Espectador grita “prendam o Lula” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém #boato

Espectador grita “prendam o Lula” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Durante a encenação da Paixão de Cristo na cidade de Nova Jerusalém (PE), um espectador gritou “prendam o Lula” na hora de escolher entre Jesus e Barrabás.

A Páscoa já passou, a Sexta-feira Santa (e o feriado) já passou, mas as fake news sobre o feriado ainda circulam por aí. A última delas aponta para uma suposta ação de um espectador durante a apresentação da Paixão de Cristo, na cidade de Nova Jerusalém (PE).

De acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, uma fala fez o povo cair na gargalhada durante a apresentação. Na hora do julgamento romano, foi perguntado se Jesus ou Barrabás deveria ser preso e crucificado. Foi aí que um cidadão teria gritado “soltem os dois e prendam o Lula”. Leia o texto que circula por aí:

Na última Sexta-feira Santa, em Nova Jerusalém – PE, durante a representação da Paixão de Cristo, como acontece todos os anos, diante de milhares de espectadores, o ator, no papel do Centurião romano (Pôncio Pilatos) ao perguntar para a plateia: – “Quem vocês condenam, Jesus ou Barrabás?”, Um expectador gritou: – “Soltem os dois e prendam Lula!”. Foi uma risadaria só. Houve dificuldade de continuar a encenação.

Espectador grita “prendam o Lula” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Porém, não é verdade que gritaram “prendam o Lula” durante a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Na realidade, esta fake news circula desde 2017 e foi desmentida na época pelo Boatos.org. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Ok. Vamos convir que essa história até que é espirituosa. Inclusive, se você é “fã” de Lula e quer modificar o personagem a “ser preso”, pode fazer isso a vontade. Até porque a história não passa de uma piada. Vamos aos fatos.

Fizemos uma pesquisa inicial para procurar se houve alguma notícia a respeito de interrupções por causa de gargalhadas do público em meio à encenação e é claro que não encontramos nada. Descobrimos, inclusive que a tal piada circula já há alguns anos na internet (vimos indícios de 2014).

Só para confirmar se a história fazia algum sentido, procuramos a filmagem da encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém deste ano. Este vídeo mostra a encenação. A tal parte citada acontece aos 29 minutos e, como é possível ver, não há grito de “prendam o Lula”. Ou se há, pelo menos não influenciou na encenação e nem gerou gargalhas imensas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a encenação da Paixão de Cristo na cidade de Nova Jerusalém foi interrompida por uma pessoa que gritou “prendam o Lula”. Trata-se de uma história falsa que já circula há alguns anos na internet e voltou a circular agora em 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso