Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional e publicou GLO no Diário Oficial #boato

Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional e publicou GLO no Diário Oficial #boato

Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional e publicou GLO no Diário Oficial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora vai! O presidente Jair Bolsonaro acabou de acionar o Conselho de Defesa Nacional e publicou a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no Diário Oficial.

Mesmo com o governo de Jair Bolsonaro nos seus últimos (últimos mesmo) dias, ainda há pessoas mais fanáticas que acreditam que haverá um golpe que o manterá no poder. Muitas destas pessoas estão sendo nutridas por mensagens falsas de quem só visa ganhar uns cliques na Internet.

A última das histórias da série “agora vai” aponta que Bolsonaro tomou uma atitude drástica. O presidente Jair Bolsonaro teria acionado o Conselho de Defesa Nacional e, ainda publicado a GLO no Diário Oficial da União. Isso seria um passo para a decretação de Estado de Sítio. Leia algumas das mensagens que circulam online:

URGENTE: Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional na tarde desta quinta-feira (29). O órgão dispõe, entre outras coisas sobre consulta para questões de guerra ou Estado de Sítio. A convocação ocorre no mesmo dia que o DOU mostra compra de insumo de material bélico para GLO.

Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional e publicou GLO no Diário Oficial?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Mesmo com o movimento pró intervenção militar muito enfraquecido, a mensagem ainda se espalhou na internet. E, assim como em outros casos, a informação que aponta para história é falsa.

O histórico recente de fake news sobre “bombas” que surgiram no Diário Oficial nos últimos dias já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos, por exemplo, que Bolsonaro havia decretado estado de sítio, que havia colocado o governo na tutela das Forças Armadas e, assim como na história de hoje, havia decretado a GLO.

Explicamos neste último texto citado que Bolsonaro está longe de decretar a GLO. Esta informação se mantém. Não há nada sobre anúncio de GLO no Diário Oficial. O que há em alguns casos são aberturas de processos para compras de produtos para o caso de uma necessidade de GLO. Coisas de praxe.

Sobre o Conselho de Defesa Nacional, também não há nada. O que causou um alvoroço foi uma série de atos do Gabinete de Segurança Institucional em que o general Augusto Heleno aponta que é do Conselho de Defesa Nacional. Ao olhar o ato, vimos que não passa de uma série de cessões e autorizações para pessoas físicas e entidades construírem ou atuarem em terras específicas. Nada mais.

Vale apontar que o próprio discurso do presidente Jair Bolsonaro em sua última live vai em sentindo contrário ao que apontam os que ainda sonham com um golpe. O presidente deve deixar o país e retomar as coisas daqui a alguns meses.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro acionou o Conselho de Defesa Nacional para declarar uma GLO ou estado de sítio. A história não passa de uma interpretação errada do Diário Oficial que visa desinformar e inflar ânimos por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso