Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro decretou estado de sítio no Brasil em novembro de 2022 #boato

Bolsonaro decretou estado de sítio no Brasil em novembro de 2022 #boato

Estado de sítio é decretado pelo presidente Bolsonaro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que o presidente Jair Bolsonaro acabou de decretar estado de sítio no Brasil agora em novembro de 2022.

A sanha golpista que tomou conta de algumas pessoas depois do segundo turno das eleições de 2022 fez com que elas também ficassem mais suscetíveis e fake news e até trolagens de outras pessoas. Foi o que ocorreu na história de hoje.

No WhatsApp, um vídeo algumas pessoas comemorando “estado de sítio” no Brasil está circulando junto com a informação de que isso teria ocorrido recentemente. No vídeo, caminhoneiros “comemoram” o decreto e falam que agora vai ter intervenção militar. Leia a transcrição do arquivo:

Confira o desmentido em vídeo:

Pessoal tá doido aqui ó. Presidente acaba de decretar estado de sítio no Brasil. O pau vai pegar amanhã em Brasília, amanhã 7 horas da manhã todo mundo no Congresso. Presidente acaba de decretar estado de sítio no Brasil. Primeira mão aí pra todo mundo.

Bolsonaro decretou estado de sítio de no Brasil em novembro de 2022?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo se espalhou muito, principalmente pelo WhatsApp. Só que há dois detalhes que derrubam a tese em questão. 1) O vídeo é antigo. 2) É de uma fake news que foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2021. Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

As características das mensagens que acompanhavam o vídeo e o próprio discurso do sujeito já denotam que a informação é falsa. Isso é comprovado com uma rápida análise temporal da gravação, sobre o estado de sítio em si e também das últimas notícias sobre a política no Brasil.

Para quem não sabe, estado de sítio é um instrumento decretado pelo governo federal que necessita de autorização do Congresso e que, de acordo com a Constituição, ocorre normalmente após medida tomada no estado de defesa. Na conjuntura atual, Bolsonaro não tem força política para decretar estado de sítio (é mais fácil ele sofrer impeachment).

Se, de fato, o presidente tivesse decretado o tal estado de sítio, a informação não só viraria notícia como seria, com certeza, bombardeada (afinal, por que um sujeito que usou uma retórica sobre liberdade decretaria o fim da liberdade das pessoas?). Só que, ao buscar por qualquer conteúdo em fontes confiáveis sobre o tal estado, nada encontramos além do vídeo.

Vale apontar que o vídeo circula desde a noite de 7 de setembro. Ou seja: se, de fato, o anúncio fosse real, ele entraria em vigor (como diz o sujeito, o “pau ia pegar”) na manhã do dia 8 de setembro. Só que nada de prático ocorreu.

É importante citar que não há qualquer indício de que Bolsonaro vá decretar estado de sítio no Brasil agora em novembro de 2022. Protestos pedindo intervenção militar (que é algo ilegal e inconstitucional) é de uma minoria (cada vez mais fragilizada) e não representa a população em geral (sequer representa todos que votaram em Bolsonaro).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro acabou de decretar estado de sítio no Brasil agora em novembro de 2022. O vídeo que está circulando na internet é antigo e já naquela época é de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso