Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de boletins de urna de Minas Gerais mostram fraude contra Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

Vídeo de boletins de urna de Minas Gerais mostram fraude contra Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

Vídeo de boletins de urna de Minas Gerais mostram fraude contra Bolsonaro nas eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de boletins de urna comprovam fraude contra Bolsonaro em Minas Gerais. Compartilhe até chegar na Polícia Federal!  

À medida que se aproxima o dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições, multiplicam-se as informações falsas que questionam a integridade do sistema eleitoral e atacam as urnas eletrônicas. E é nesse contexto que, mais uma vez, chegamos aqui para desmentir uma história envolvendo uma suposta fraude em urnas eletrônicas.

A notícia circulou por meio de um vídeo em que uma pessoa mostra boletins de urna e afirma que os documentos comprovariam uma suposta fraude na apuração dos votos registrados para presidente da República em Minas Gerais. No vídeo, aparecem diversos boletins de urnas impressos com mais votos para Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição, onde, segundo a apuração oficial, o ex-presidente Lula venceu e obteve 48,29% dos votos. Leia e assista no vídeo:

FRAUDES EM MG, PROVADAS. TODOS OS BOLETINS DE URNA CERCA DE 3 x 1 PARA BOLSONARO. Olha as fraudes em MG. Compartilha até chegar na PF. Só para entender o que isso está fazendo aí. 

.
✅ FRAUDES EM MG,
PROVADAS‼️‼️

✅ TODOS OS BOLETINS DE
URNA CERCA DE 3 x 1
PARA BOLSONARO ‼️

🔥@selvaeaco⚡⚡
🇧🇷B🇷🇺R🇮🇳I🇨🇳C🇿🇦S
. pic.twitter.com/BnnMsyinTV

— Paulo De Tarso (@PauloDe97899276) October 11, 2022

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo de boletins de urna de Minas Gerais mostram fraude contra Bolsonaro nas eleições 2022?

Mesmo sem fontes, o vídeo fez sucesso entre grupos bolsonaristas e de negacionistas do sistema eleitoral. Os negacionistas só esqueceram de um detalhe: as imagens não foram registradas em Minas Gerais e nem comprovam fraude no sistema eleitoral.

Essa não é a primeira vez que mensagens e vídeos sobre supostas fraudes nas urnas viralizam (confira aqui, aqui e aqui). Curiosamente, eles carregam o mesmo enredo, texto vago, alarmista, sem datas e fontes confiáveis e até erros de português.

Antes de começar, saiba que, mesmo que os boletins de urna (BUs) fossem de Minas Gerais, não seriam uma prova de que houve fraude eleitoral no estado mineiro. Já explicamos aqui, mas não custa repetir. Apesar do boletim ser um mecanismo de transparência do processo eleitoral, ele não é responsável pela computação dos votos. Na verdade, os votos são computados a partir da leitura das mídias da urna eletrônica. Logo, não existe possibilidade desses votos, que aparecem nos boletins e que são citados no vídeo, não terem sido computados.

E não custa ressaltar: não houve nenhuma comprovação de fraude ou adulteração de resultado das eleições – até as apurações paralelas não detectaram nenhum indício de fraude, como mostram as conclusões da Polícia Federal (PF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a regularidade da votação e da apuração dos votos.

Pois bem, pena que os boletins não são de MG. Isso mesmo, na verdade, as imagens foram registradas no Rio de Janeiro. O próprio vídeo desmonta a farsa, já que aparecem boletins com registro de votos em candidatos do Rio de Janeiro, e, além disso, o autor da filmagem não diz em nenhum momento que trata-se de uma sessão eleitoral em Minas.

Por fim, Jair Bolsonaro ganhou no Rio. O presidente obteve 51,09% dos votos válidos contra 40,68% de Lula no estado carioca, o que corrobora com o resultado apresentado no vídeo. Em Minas, o petista obteve 48,29% dos votos, contra 43,60% de Bolsonaro. A agência de checagem Aos Fatos também desmentiu a informação e, em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que “o vídeo não demonstra nenhum indício de fraude”.

Resumindo: os boletins de urna que aparecem no vídeo não comprovam fraude contra Bolsonaro em Minas Gerais. Simplesmente porque o vídeo não foi registrado em Minas e nem comprovam fraude em MG ou no Rio.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso