Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Urnas eletrônicas com 81% dos votos para Lula foram apreendidas em Serafina Corrêa (RS), no carro de Thiago Feronato #boato

Urnas eletrônicas com 81% dos votos para Lula foram apreendidas em Serafina Corrêa (RS), no carro de Thiago Feronato #boato

Urnas eletrônicas com votos para Lula foram apreendidas em Serafina Corrêa (RS), no carro de Thiago Feronato, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Brigada Militar do Rio Grande do Sul apreendeu quatro urnas eletrônicas que estavam sob posse de Thiago Feronato em Serafina Corrêa. Elas tinham 81% de votos para Lula.

Parece que todas as fake news sobre as urnas eletrônicas estavam guardadas para a última semana de campanha de primeiro turno. Neste sentido, até histórias antigas estão circulando com uma nova roupagem.

A última das histórias que vimos online aponta para uma apreensão de urnas eletrônicas na cidade de Serafina Corrêa (RS). De acordo com o texto, acompanhado de imagens de urnas eletrônicas em uma caminhonete, elas estavam sob posse de Thiago Feronato. Leia o texto que circula por aí, que cita como fonte a rádio Odisseia FM:

Confira o desmentido em vídeo:

Acabou de dar agora na Odisseia FM 104.9 que a Brigada Militar de Serafina Corrêa aprendeu 4 urnas eletrônicas no carro de Thiago Feronato, dessas 3 urnas estavam preenchida com voto para o Lula PT com pelo menos 81%. Repassem urgente, é um golpe contra o Bolsonaro e um crime contra seus seguidores.

Urnas eletrônicas com votos para Lula foram apreendidas em Serafina Corrêa (RS), no carro de Thiago Feronato?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Um print da mensagem tem se espalhado com muita força na internet. Porém, a história que aponta para as supostas urnas gaúchas com votos para Lula é falsa. Em 2018, desmentimos a mesma história. A única diferença é que ela citava o nome de Fernando Haddad. Como o desmentido de outrora vale para hoje, leia o que escrevemos na época (para jogar no contexto de hoje, troque Fernando Haddad por Lula):  

Antes de partir para a história em si, vamos a uma análise geral da mensagem (façam isso antes de compartilhar). Ela é alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento. Ou seja, tem algumas das características dos boatos.

É fato que ela não é vaga (chega até a dar até uma “foto” e o “nome” do responsável) e que também cita uma fonte confiável. Foi com base nesses rastros que conseguimos checar e descobrir que a informação não procede.

O ponto mais simples de checar foi a imagem. Como falamos, ela foi a mesma utilizada no boato sobre o “veículo particular com urnas”. Veja qual é a história real sobre a imagem (divulgada pela PM do Amazonas):

A Polícia Militar do Amazonas informa que na tarde deste sábado, 20, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação “Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura”, abordou um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no qual continham urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea. Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada.

O Comando Geral reitera que todo o procedimento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, está ocorrendo dentro de sua normalidade com a máxima lisura, não havendo quaisquer dúvidas com relação ao andamento do processo eleitoral. O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva afirma, que tomou conhecimento do ocorrido e determinou que a ação do policial seja apurada dentro dos ditames legais, pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), afim de, combater atitudes que disseminem a proliferação de fake news.

Vamos à lógica: se a foto é do Amazonas, não tem como retratar um acontecimento ocorrido no Rio Grande do Sul. Mas a coisa não para por aí. Resolvemos procurar pela informação da rádio Odisseia FM 104,9 e descobrimos um desmentido na página do Facebook da emissora. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Viemos por meio desta, novamente, esclarecer que a divulgação de apreensões de urnas eletrônicas em Serafina Corrêa que está sendo disseminada via mensagens de WhatsApp e Facebook, não é verídica. A Rádio Odisséia em momento algum divulgou ou postou informações referentes a essa que está circulando.

Pedimos sempre para que todos chequem as fontes das informações, para evitar que notícias falsas, como esta, não se espalhem. Obrigada a todos que continuam nos comunicando sobre essa fake, e quebrando essa “corrente” de notícias falsas que se espalham todos os dias. Direção Odisséia FM

Também buscamos pelo nome da pessoa acusada de “carregar” as urnas. Trata-se de um morador de Serafina Corrêa que nada tem a ver com a imagem ou com a fake news. Mais uma vez, alertamos que devemos ter cuidado ao expor o nome de pessoas em acusações sem provas.

Resumindo: nem “acabou de acontecer”, tampouco “aconteceu” em algum momento. A história que aponta que urnas eletrônicas com votos para Lula foram apreendidas na cidade de Serafina Corrêa (RS) com votos para Lula é falsa. Trata-se de uma história falsa que havia sido espalhada em 2018 e voltou a viralizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso