Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Barroso é expulso de voo de Miami para o Brasil após protestos de manifestantes #boato

Barroso é expulso de voo de Miami para o Brasil após protestos de manifestantes #boato

Barroso é expulso de voo de Miami para o Brasil após protestos de manifestantes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após ser hostilizado no aeroporto de Miami, ministro Luís Roberto Barroso é expulso de voo por autoridades policiais

O governo Jair Bolsonaro, oficialmente, acabou. Mas o fã-clube do ex-presidente segue fazendo barulho na internet e na rua. O caso mais recente ocorreu no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.

Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi hostilizado enquanto embarcava de volta para o Brasil. Bolsonaristas gritavam “ladrão”, “lixo” e “sai do voo” enquanto Barroso passava pelo guichê de embarque. O ministro do STF, por sua vez, não esboçou nenhuma reação e apenas ignorou o grupo de bolsonaristas.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a situação teve um desdobramento inesperado. Segundo uma publicação, o ministro Luís Roberto Barroso teria sido expulso do voo de Miami para o Brasil. Ainda segundo a história, a empresa Gol, responsável pelo trecho, teria afirmado que Barroso seria um risco para o voo. A publicação também indica que Barroso teria sido retirado do voo por policiais. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “BARROSO foi expulso de um vôo de Miami para o Brasil. Veja o vídeo”. Versão 2: “Barroso foi retirado do voo pelas autoridades policiais. Disseram que ele seria um risco para o voo”. Versão 3: “Roberto Barroso do STF foi barrado pela empresa de Aviação GOL por representar risco ao voo! TODO PODER EMANA DO POVO!”.

Barroso é expulso de voo de Miami para o Brasil após protestos de manifestantes?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou os grupos bolsonaristas. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

A mensagem apresenta um caráter vago, extremamente alarmista e não aponta fontes confiáveis, características recorrentes em fake news na internet. Além disso, não existe nenhuma notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Já faz algum tempo que bolsonaristas seguem atacando e criando histórias falsas contra os ministros do STF. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o ministro do STF Luís Roberto Barroso estaria em Foz do Iguaçu e tentaria fugir do Brasil. Também a que indicava que os ministros do STF teriam gastado R$4,4 milhões do pregão eletrônico 47, em viagem aos EUA, e, por fim, a que apontava que o genro do ministro Barroso, do STF, seria dono da rede D’Or.

Na noite do dia 2 de janeiro de 2023, o ministro do STF Luís Roberto Barroso passava pelo guichê de embarque, no aeroporto de Miami, quando foi hostilizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Barroso havia passado as comemorações de final de ano com sua filha, em Miami, e voltava para o Brasil. Na oportunidade, bolsonaristas gritaram frases como “ladrão”, “sai do voo” e “pede pra sair”. Barroso não esboçou nenhuma reação e apenas ignorou o grupo.

Em nenhum veículo de comunicação confiável há a informação de que o ministro Luís Roberto Barroso foi expulso do voo. A equipe do Boatos.org resolveu, então, entrar em contato com a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF). E a assessoria informou que o ministro Luís Roberto Barroso não teve nenhum problema com a companhia que operava o voo e embarcou normalmente de volta para o Brasil.

Em resumo: a história que diz que o ministro do STF Luís Roberto Barroso foi expulso de voo, em Miami, após ser hostilizado por manifestantes é falsa! É fato que o ministro Barroso foi hostilizado no aeroporto de Miami, mas não é verdade que ele foi expulso do voo. Não existe nenhuma notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Além disso, a assessoria de imprensa do STF informou que o ministro Luís Roberto Barroso não teve nenhum problema com a companhia aérea que operava o voo e embarcou normalmente de volta para o Brasil. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso