Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu e vai tentar fugir do Brasil #boato

Ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu e vai tentar fugir do Brasil #boato

Ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu e vai tentar fugir do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu porque ele está tentando fugir para a Argentina por causa da intervenção militar.

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que o ministro do STF Alexandre de Moraes havia fugido do Brasil por conta da “intervenção militar”. Agora, vamos falar de uma história muito parecida que cita o ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com mensagens que circulam online, Barroso está em Foz do Iguaçu (cidade da fronteira do Brasil com a Argentina e Paraguai) e tem planos de fugir para a Argentina por conta da intervenção militar em nosso país. Leia a mensagem que está circulando online:

*BARROSO esta no hotel MABU FOZ DO IGUAÇU* Srs. Patriotas, vamos espalhar para chegar ao comando. Informações de que o Ministro Barroso está no Hotel MABU em Foz do Iguaçu. Esse Hotel fica na reta da fronteira com Poerto Igazu na Argentina. Esse VERME vai tentar fugir

Ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu e vai tentar fugir do Brasil?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem se espalhou muito em redes sociais e o print também pululou com força pelo WhatsApp. Porém, é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso está tentando fugir do Brasil e foi para Foz do Iguaçu.

A mensagem já não ajuda muito. Ela tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, o histórico recente de fake news de “coisas que estão acontecendo no Brasil” já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação.

Ao buscar por qualquer ida de Luís Roberto Barroso a Foz do Iguaçu, nada encontramos sobre o assunto. Com isso, entramos em contato com a assessoria do STF e recebemos a seguinte resposta sobre a fake news:

Tais informações não fazem o menor sentido. O ministro Barroso está em Brasília estudando processos importantes que estão na pauta desta semana. O STF alerta para a importância de não repassar dados publicados em perfis ou sites não confiáveis e com informações alarmistas.

Vale apontar que, ao contrário do que estão alardeando mensagens, não estamos perante uma “intervenção militar” ou qualquer golpe similar. Tudo que está circulando sobre o assunto é ficção e não tem qualquer relação com a realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso foi para Foz do Iguaçu para tentar fugir para a Argentina. O ministro está em Brasília e a mensagem é uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso