Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Balsa explode com funcionários bolsonaristas da fazenda de Lula no Pará #boato

Balsa explode com funcionários bolsonaristas da fazenda de Lula no Pará #boato

Balsa explode com funcionários bolsonaristas da fazenda de Lula no Pará, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que balsa com funcionários bolsonaristas explode em uma fazenda de Lula, no Pará. 

E se você acha que os acontecimentos estranhos das eleições de 2022 já acabaram, é bom rever suas expectativas. Neste domingo, dia 23 de outubro de 2022, uma situação bizonha surpreendeu a todos. Na oportunidade, o ex-deputado federal Roberto Jefferson atirou e lançou uma granada contra policiais federais.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que os acontecimentos absurdos não vão parar por aqui. Segundo uma publicação, uma balsa com funcionários bolsonaristas teria explodido em uma fazenda de Lula, no Pará. Ainda segundo o vídeo que acompanha a publicação, é possível ver diversas pessoas gritando desesperadas ao fundo e uma mulher dizendo “seu desgraçado”. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

@boatos.org Fake News sobre MST ter explodido bolsonaristas da fazenda de Lula em balsa. Confira detalhes no Boatos.org #Eleições2022 #lula #mst #notícias #balsa #fy #foryoupage #fyp #foryou #fakenews #trend #eleicoes2022 ♬ som original – Boatos.org

Versão 1: “FAZENDA DO LULARÁPIO NO PARÁ, BALSA EXPLODE COM FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA QUE SÃO BOLSONARISTAS”. Versão 2: “É verdade que isso aconteceu na fazenda do Lula no Pará? Que eles teriam colocado os trabalhadores que não são da parte dele numa balsa e explodido? Por favor, me esclareçam isso que eu estou apavorada!!!!”.

Balsa explode com funcionários bolsonaristas da fazenda de Lula no Pará?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens rodam a internet, em especial, no Twitter e no Facebook e causaram um verdadeiro burburinho nas redes sociais. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na ausência de provas e na origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre vídeos com supostas ações atribuídas a Lula não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria Lula beijando uma criança de 7 anos na boca. Também a que indicava que um vídeo mostraria Lula xingando sua assessora Sofia durante o debate na Band e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria Lula sendo xingado pelo público em entrada no Rock in Rio.

Não é de hoje que essa história de Lula ter uma fazenda no Pará circula na internet. A equipe do Boatos.org desmentiu essa fake news, em junho de 2021. Na ocasião, as imagens que circulavam nas redes sociais eram uma montagem de dois vídeos que não tinham nenhuma relação com o ex-presidente Lula. É importante ressaltar que Lula sequer tem uma fazenda entre seus bens.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, descobrimos que o vídeo é recente, mas não tem nenhuma ligação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na verdade, as imagens foram gravadas no dia 12 de outubro de 2022, durante a operação “Lex Et Ordo”, da Polícia Federal, no rio Madeira, em Rondônia. De acordo com a PF, a balsa era usada para exploração ilegal de garimpo. Ainda segundo a PF, o trabalho, realizado junto ao IBAMA, inutilizou 81 balsas. A Polícia Federal ainda afirmou que sendo impossível realizar a guarda, o transporte ou a apreensão das dragas, a destruição dos equipamentos é realizada. E nem é preciso dizer que nenhuma pessoa estava dentro das embarcações no momento da explosão.

Em resumo: a história que diz que uma balsa com funcionários bolsonaristas explodiu em uma fazenda de Lula, no Pará, é falsa! O vídeo usado como prova, na realidade, não tem nada a ver com Lula ou com bolsonaristas. As imagens foram feitas no dia 12 de outubro de 2022, durante uma operação da Polícia Federal com o IBAMA, em Rondônia. Na oportunidade, a PF destruiu 81 embarcações que praticavam garimpo ilegal, no rio Madeira. Por fim, não existiam pessoas dentro das balsas quando as embarcações foram destruídas. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso