Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é xingado pelo público na entrada do Rock in Rio, mostra vídeo #boato

Lula é xingado pelo público na entrada do Rock in Rio, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra Lula sendo xingado pelo público na entrada do Rock in Rio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o público grita “hey, Lula vai tomar no c..” durante entrada no Rock in Rio 2022.

Um dos maiores eventos de música do país (senão o maior) começou no último dia 2 de setembro de 2022. E já no primeiro dia, uma mensagem relacionando o Rock in Rio com política viralizou na internet.

Nas imagens, uma série de pessoas gritam “hey, Lula vai tomar no c..” em o que aparenta ser a entrada de um show. Junto ao vídeo (que não iremos exibir aqui), há mensagens que apontam que se tratou de uma manifestação do público durante o Rock in Rio. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Entrada do Rock in Rio 2022 …. viu isso @LulaOficial? Recado pra vc.  E  @jairbolsonaro, o @rockinrio  tá com vc !! Artista que fizer gracinha , vai tomar vaia.  Versão 2: Lula ovacionado no rock in Rio,,e nem precisou estar lá Versão 3: O Rock in Río começou pauleira. Homenagens ao  @LulaOficial já começaram. @ptbrasil Versão 4: Assusta aí ex presidiariario  . Entrada do Rock in Rio ontem Versão 5: No Rock in Rio, lula é homenageado com…: ” Ei lula vai tomar no c…”

Vídeo mostra Lula sendo xingado pelo público na entrada do Rock in Rio?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para a mensagem viralizar com todas as forças na internet. Porém, não procede a informação que aponta que Lula foi xingado pelo público durante o Rock in Rio 2022.

A mensagem e o histórico nos deixaram muito desconfiados da veracidade da informação. Só neste ano, desmentimos fake news sobre Lula sendo xingado na Sapucaí e em um jogo da seleção brasileira no Maracanã (entre outros locais).

Além disso, os textos que circulam por aí têm características como o tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. E justamente ao buscar por fontes confiáveis que chegamos à veracidade.

Antes de falar sobre notícias que falaram sobre o assunto, precisamos fazer uma observação sobre o vídeo. Primeiro, o áudio não parece ser manipulado. De fato, ele está em sincronia com fala das pessoas. Segundo: as pessoas parecem estar em um show de rock (muitas pessoas com roupas pretas). Para ser mais exato, muitos com camisetas da banda norte-americana Guns N’Roses.

A partir daí, buscamos pela junção dos eventos “xingamentos a Lula” e “show do Guns N’Roses” e descobrimos que o vídeo foi gravado antes de um show da banda Manaus realizado no dia 1º de setembro de 2022 (há exemplos aqui e aqui). Ou seja: apesar dos xingamentos serem recentes, o vídeo não é do Rock in Rio.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o público do Rock in Rio xingou Lula. O vídeo é desta semana, mas foi gravado antes de um show do Guns N’Roses na cidade de Manaus (AM).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso