Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aplicativo Pardal, do TSE, não recebe denúncias contra o PT #boato

Aplicativo Pardal, do TSE, não recebe denúncias contra o PT #boato

Aplicativo Pardal, do TSE, não recebe denúncias contra o PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Aplicativo Pardal, do TSE, não aceita denúncias de crime eleitoral contra o Partido dos Trabalhadores (PT), mostra vídeo. 

As dezenas de fake news envolvendo acusações de fraudes, ameaças de golpe pró-Bolsonaro, religião e apoios falsos de pessoas famosas atravessaram a corrida eleitoral do segundo turno. Agora, na reta final da disputa, os ataques ao sistema eleitoral brasileiro seguem de vento em popa.

Um alerta que viralizou online aponta que o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral, não recebe denúncias contra o PT. Em uma versão, o texto aponta que “não se pode denunciar o PT” e que “medidas cabíveis” foram tomadas. Outra versão, que acompanha um vídeo com a gravação da tela do aplicativo, diz que “não dá pra denunciar crime eleitoral do PT” e mostra que o PT não está listado no aplicativo. Leia as mensagens e a transcrição:

Versão 1: O aplicativo Pardal recebe denúncias de irregularidades sobre as Eleições 2022, mas muito inusitadamente só não se pode denunciar o PARTIDO DOS TRABALHADORES, PT! Entramos com as medidas cabíveis e estamos aguardando resposta! Acompanhe em nossas redes para mais informações! Versão 2: Compartilhem esse denúncia grave. Não dá pra denunciar crime eleitoral do PT pelo aplicativo pardal. Compartilhem o máximo. Versão 3: EU DESAFIO VCS A BAIXAR ESSE APLICATIVO PARDAL E TENTAR FAZER UMA DENUNCIA CONTRA PT VAO TER UMA GRANDE SURPRESA. PODE TESTAR EU TESTEI. PATRIOTAS ACORDEM E COMPARTILHEM… POVO BRASILEIRO ACORDAAA… EU TESTEI PARA VER SE ERA FAKE FACAM O MESMO E TIRE SUAS CONCLUSÕES O SISTEMA QUER VOLTAR A ROUBAR O BRASIL POR TODA LEI E CADA UM GANHAR A SUA FATIA, COMPARTILHEM ISSO E GRAVÍSSIMO

Transcrição: Uma denúncia sobre os partidos que estão fazendo alguma propaganda irregular. Você vai entrar aqui no Estado e vai colocar Santa Catarina, que é meu estado né, vai colocar o município Florianópolis e vai colocar o bairro. Vou colocar aqui Abraão, que é o primeiro que apareceu, vou colocar o endereço, que é o João Meireles, que também é o mais conhecido do Abraão. Colocar eleição e segundo turno e você vai colocar o objetivo da denúncia: partido. Você vai colocar aqui qual partido, pode colocar aqui PL, viu o PL apareceu ali. Agora você vai colocar ali PCB ou pode colocar ali qualquer um. Adivinha: você vai colocar ali PT, mas não aparece PT, só o PTB. Não tem PT. O que será que está acontecendo?

Aplicativo Pardal, do TSE, não recebe denúncias contra o PT?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens e vídeos viralizaram na tentativa da suposta denúncia chegar ao TSE. Os alertas não só chegaram, como também foram desmentidos, já que o partido não está listado por um motivo muito simples: ele faz parte de uma federação.

O aplicativo “Pardal” é uma ferramenta elaborada pela Justiça Eleitoral que permite denunciar irregularidades em campanhas eleitorais e outras práticas proibidas nas eleições de 2022. Além de denúncias, o aplicativo também orienta sobre o que pode e não pode no período eleitoral.

As mensagens, que são vagas, alarmistas e sem datas e fontes confiáveis, seguem o mesmo enredo de uma porção de boatos que circulam por aí sobre o sistema eleitoral brasileiro. Por aqui, no Boatos.org, já surgiram histórias envolvendo fraudes eleitorais, urnas eletrônicas, decisões do ministro Alexandre de Moraes e mesários.

Pois bem, com ajuda do vídeo, o alerta parece bem embasado, mas só parece. Isso porque é possível, sim, fazer a denúncia, mas ela deve ser feita contra a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que conta com o PT, PCdoB e o Partido Verde.

Para quem não sabe, a federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuar como partido único por pelo menos quatro anos. Nesta modalidade, as siglas funcionam como um único partido no Congresso, compartilhando o Fundo Partidário, tempo de televisão e o conteúdo programático. Neste ano eleitoral, o PT, PCdoB e PV apoiaram a candidatura do ex-presidente Lula e se uniram por meio da aliança “Brasil da Esperança”, aprovada em maio pelo TSE.

O TSE também desmentiu a informação e explicou que “é possível, sim, denunciar eventuais irregularidades cometidas por essas quatro siglas e por todas as outras que têm os estatutos registrados no TSE”. O órgão também esclareceu que “como as siglas federadas ficam impossibilitadas de concorrer isoladamente, os atos realizados durante as eleições são de responsabilidade da federação” e que as denúncias devem ser feitas em nome da federação.

Há, ainda, um vídeo, do Fato ou Boato, onde o TSE explica o porquê que alguns partidos não são listados no aplicativo e como que as denúncias devem ser feitas, em caso de candidaturas que fazem parte de federações partidárias. Assista no vídeo:

Em resumo: não é verdade que o aplicativo Pardal, do TSE, não recebe denúncias contra o PT. É possível, sim, denunciar irregularidades na campanha do petista, porém a denúncia deve ser feita pela federação e não pelo partido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: