Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do Pix #boato

Banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do Pix #boato

Banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do Pix, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para apoiar Lula, banqueiros fizeram um pedido acatado pelo presidente: o sistema de transferências bancárias do Pix vai ser revogado.

Uma das iniciativas mais positivas dos últimos tempos foi a implementação do sistema de pagamentos instantâneos Pix. Sem cobrar taxas e com uma rapidez não antes vista, o sistema caiu nas graças da população. Muitas destas pessoas que aderiram ao sistema estão preocupadas com um print de uma mensagem que circula por aí.

De acordo com textos que circulam online (em alguns casos, de um print do portal g1), banqueiros definiram o apoio ao ex-presidente Lula após ele apontar que vai acabar com o Pix. Leia algumas das mensagens que circulam online:

POLÍTICA Banqueiros definem apoio à Lula em troca da revogação do PIX Sistema de transferência de dinheiro sem cobrança de taxas, foi criado no governo Bolsonaro e fez com que os banqueiros perdessem bilhões Adeus PIX, se Lula for eleito vamos voltar a pagar taxa para os bancos e fazer transferências e depósitos que demoram até 3 dias para cair na conta.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É sério isso, gente! Os banqueiros estão apoiando o Lula em troca da REVOGAÇÃO DO PIX! Os banqueiros estão tendo prejuízos incalculáveis. Bolsonaro lançou o PIX para o Povo deixar de pagar taxas aos Bancos em suas transações comercias, o Lula, se ganhar a eleição, vai acabar com o Pix.

Banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do Pix?

Antes de falarmos do caso em si, precisamos dar um contexto das informações que estão circulando online. A mensagem surgiu na internet na mesma semana em que diversas entidades assinaram a chamada “carta pela Democracia”, criada pela Fiesp.

Uma das entidades foi a Febraban (Federação Nacional dos Bancos). Como reação, aliados de Bolsonaro (e o próprio) começaram a falar que os bancos estariam descontentes por causa da implementação do Pix. Foi a partir daí que começaram a surgir as mensagens que apontam para o tal acordo entre Lula e os bancos. Porém, a informação é falsa.

O primeiro ponto está na questão do apoio em si. Apesar de assinar a chamada “carta pela democracia”, em nenhum momento a Febraban apontou que “apoia a candidatura de Lula” à Presidência da República.

O segundo é mais do mesmo. Já falamos no Boatos.org que é falsa a informação que aponta que Lula prometeu acabar com o Pix. O desmentido da fake news foi reforçado nesta semana com uma declaração pública do próprio site do ex-presidente. Leia o que foi escrito:

Se for presidente novamente, Lula não vai acabar com o PIX. Isso é fake news e já foi desmentido diversas vezes. Mesmo assim, vira e mexe a família Bolsonaro solta essa mentira de novo. Foi o que fizeram hoje.

O terceiro ponto também é velho. Como vocês puderam ver, a história circulou por meio de um suposto print de página do portal g1. Porém, trata-se de uma adulteração mais do que manjada. Para criar o fake, a pessoa entra em uma página aleatória do portal, altera o código-fonte e, no fim, printa para sair espalhando a balela por aí. A prova de que se trata de uma adulteração está no fato de o g1 (e nem qualquer fonte confiável) ter uma página com a denúncia de “fim do Pix” e “acordo entre Lula e banqueiros”.

Resumindo: a informação que aponta que o ex-presidente Lula prometeu para banqueiros que irá acabar com o Pix é falsa. Trata-se de uma nova versão de uma fake news que já desmentimos algumas vezes aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso