Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes renunciou e passou o cargo de presidente do TSE a Dias Toffoli #boato

Alexandre de Moraes renunciou e passou o cargo de presidente do TSE a Dias Toffoli #boato

Alexandre de Moraes renunciou e passou o cargo de presidente do TSE a Dias Toffoli, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro Alexandre de Moraes acabou de renunciar ao cargo de presidente do TSE. Dias Toffoli será o ministro substituto.

Não é de hoje que o ministro do STF e presidente do TSE Alexandre de Moraes aparece em fake news na internet. Com o final do primeiro turno das eleições e com o crescimento da desinformação sobre o processo eleitoral, ele voltou a ser alvo.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, Alexandre de Moraes teria renunciado ao cargo de presidente do TSE. A prova seria um vídeo em que ele empossa o ministro do STF Dias Toffoli como “ministro substituto do TSE”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Bomba ALEXANDRE DE MORAES ACABA DE PASSAR O CARGO PARA DIAS TÓFOLLI. UIIIIIIIIIII. O BICHO JÁ PEGOU. Versão 2: tse uma vergonha pra lisura do processo eleitoral ALEXANDRE DE MORAES ACABA DE PASSAR O CARGO PARA DIAS TÓFOLLI, O BICHO JÁ PEGOU. (Olha a clima de velório) Versão 3: O BICHO PEGOU ALEXANDRE DE MORAES ACABA DE PASSAR O CARGO PARA DIAS TÓFOLLI. SERÁ EFEITO ELEIÇÕES?? O POVO NÃO AGUENTA MAIS ESSE STF E TSE.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Alexandre de Moraes renunciou e passou o cargo de presidente do TSE a Dias Toffoli?

O vídeo é bem enfático e, claro, isso fez com que muita gente ficasse estarrecida com a história. Só que é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes renunciou ao cargo de presidente do TSE.

A mensagem e o histórico de fake news de “renúncia” de Alexandre de Moraes já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos fake news de “renúncia ou impeachment” de Alexandre de Moraes em outras oportunidades aqui, aqui e aqui.

Sobre a mensagem, ela tem características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Uma coisa que não há na mensagem é a falta de citação de fontes confiáveis. E foi aí que chegamos à verdade.

O vídeo em questão é da posse de Dias Toffoli como ministro substituto do TSE (ele substitui Cármen Lúcia, que virou ministra titular) ocorrida na última segunda-feira (5). A posse foi notícia no site TSE.

Em nenhum momento, a matéria aponta que Alexandre de Moraes renunciou ao cargo de presidente do TSE. Ao contrário, a matéria explicou, inclusive, como se dá a composição. Leia:

Foi empossado nesta terça-feira (4), no cargo de integrante substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli. Ele assumirá uma das vagas destinadas a membros do Supremo Tribunal Federal (STF) na Corte Eleitoral, aberta com a posse da ministra Cármen Lúcia como titular da Casa. […]

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.

Hoje, compõem o TSE, nas vagas destinadas ao STF, os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Ricardo Lewandowski (vice-presidente) e Cármen Lúcia, nos cargos efetivos. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça ocupam duas das vagas de substitutos.

Alexandre de Moraes foi empossado em agosto deste ano e deve ficar por dois anos no cargo de presidente do TSE. Pelo que tudo aponta, não há qualquer sinalização de que Alexandre de Moraes vai renunciar ao cargo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Alexandre de Moraes renunciou ao cargo de presidente do TSE e que Dias Toffoli assumiu o cargo. O vídeo que está circulando online é de uma cerimônia que nada tem a ver com troca na Presidência da Justiça Eleitoral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso