Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes e José Dirceu são flagrados jantando em Portugal #boato

Alexandre de Moraes e José Dirceu são flagrados jantando em Portugal #boato

Alexandre de Moraes e José Dirceu são flagrados jantando em Portugal, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foto mostra o encontro entre o ministro do STF Alexandre de Moraes e o petista José Dirceu. Jantar aconteceu em Portugal.

Prestes a assumir o comando do Tribunal Superior Eleitoral (isso ocorrerá em agosto), o ministro Alexandre de Moraes tem sido alvo de diversas fake news nos últimos tempos. Nos últimos dias, o ritmo se intensificou ainda mais. A prova disso está no fato de que já é o terceiro boato sobre ele que temos que desmentir.

A mais nova história que circula online aponta para um insólito encontro do ministro do STF. Mensagens apontam que ele saiu para um jantar com o petista José Dirceu. A prova seriam fotos do suposto jantar. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Versão 1: Alexandre de Moraes jantou com José Dirceu em Portugal. Esse é o tweet Versão 2: Enquanto isso em Portugal, Alexandre de Moraes jantando com José Dirceu! Abre os olhos Brasil!! Depois pode ser tarde demais!!!! Versão 3: Em quando isso o ativista Alexandre de Moraes jantando com José Dirceu. O Brasil está prestes a levar um golpe nas eleições por essa corte ativista.

Alexandre de Moraes e José Dirceu são flagrados jantando em Portugal?

A imagem e acusações sobre as eleições e até outras coisas (como a suposta ligação PT e PCC) viralizaram entre bolsonaristas. Só que muitos se esqueceram de um detalhe: a pessoa da imagem no “jantar com Alexandre de Moraes” não é José Dirceu.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como falamos no início do texto, fake news sobre Alexandre de Moraes têm sido comuns na internet nos últimos dias. Aqui no Boatos.org, desmentimos histórias falsas que apontavam para “pedido de prisão” e “choro na prisão” do ministro do STF. Não bastasse isso, uma fake news sobre “renúncia” também voltou a circular. Ou seja: a máquina de balelas está à toda.

Não bastasse isso, as mensagens que circulam online têm, por assim dizer, “mais” do que as características clássicas de fake news. Além de serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem qualquer fonte confiável que comprove a história, as mensagens mais do que forçam a barra para “criar o encontro entre Alexandre de Moraes e José Dirceu”.

Para começar, a publicação não mostra sequer o mesmo ambiente. Trata-se de uma montagem que, em uma foto está Alexandre de Moraes e em outra está o suposto “José Dirceu”. Além disso, nada garante que o suposto jantar foi (ou que não foi) em Portugal ou mesmo se a foto é recente.

Tudo isso já deixa a tese estranha, mas tem a pá de cal. Como a versão que “pegou” é de um print de uma postagem, sequer é possível identificar a fisionomia das pessoas com exatidão. A partir daí, bastou fazer uma busca por imagens em melhores resoluções e encontramos postagens (inclusive de bolsonaristas) apontando para os verdadeiros personagens.

Na verdade, o “José Dirceu” nada mais é do que o ministro do STF Ricardo Lewandowski. Com informações tão parcas, é difícil apontar as circunstâncias do encontro. Porém, é fácil cravar que José Dirceu não estava na mesa em questão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Alexandre de Moraes foi flagrado em um encontro com José Dirceu em Portugal. Além das imagens não terem elementos suficientes para cravar que o encontro em questão ocorreu em Portugal, foi um jantar ou, ainda se as fotos que compões o post são do mesmo momento, a pessoa da imagem não é o petista e sim Ricardo Lewandowski.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso