Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes é exonerado do TSE em 2023, mostra vídeo #boato

Alexandre de Moraes é exonerado do TSE em 2023, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra que Alexandre de Moraes foi exonerado do TSE, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo informa que o ministro Alexandre de Moraes foi exonerado do cargo de presidente do TSE e conduzido à Polícia Federal.

Um dos maiores alvos das fake news é, sem dúvidas, o ministro do STF Alexandre de Moraes. A cada decisão que desagrada quem espalha desinformação, uma nova mentira sobre ele circula na internet.

A última está circulando por meio de um vídeo viral no TikTok e reproduzido em outras redes sociais. No formato dueto, o vídeo mostra, de um lado, um homem comemorando. Do outro é mostrada uma reportagem da Jovem Pan falando sobre a exoneração de um “Alexandre” do TSE e sua condução à sede da Polícia Federal.

Junto ao vídeo, que dá a entender que a pessoa seria o ministro do STF, há mensagens como “ALEXANDRE DE MORAES EXONERADO” e “agora que não vai ter picanha mesmo”. Leia a transcrição do vídeo em questão:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Acaba de me confirmar que ele saiu aqui do TSE por volta de oito horas da noite. Chegou a sua residência. Logo na sequência ele foi até a sede da Polícia Federal tentando resguardar de qualquer situação que pudesse vir a acontecer a informação. Ele chegou lá às dez e quarenta aproximadamente onze da noite e ficou até a madrugada. O depoimento segundo a informação que eu acabo de receber Alexandre foi ouvido por cerca de quatro horas na superintendência da polícia federal.

Então essa informação confirmada aqui na Jovem Pan que de fato o Alexandre que foi exonerado e substituído era o responsável coordenador que repassava a distribui dessas inserções e o depoimento que durou toda essa madrugada cerca de quatro horas. Lembrando, quando o Alexandre foi exonerado, ele saiu aqui do TSE, segundo a versão que ele conta em seu depoimento acompanhado de diversos seguranças e até mesmo a sua credencial foi retirada e ficou aqui no TSE.

Vídeo mostra que Alexandre de Moraes foi exonerado do TSE?

O tal vídeo não rendeu “comemorações” apenas no sujeito que havia feito “dueto” com a matéria da Jovem Pan. Tanto que a história se espalhou com força em redes sociais. Porém, é falsa a informação que a pessoa que foi exonerada do TSE é o ministro Alexandre de Moraes.

Além do histórico de fake news sobre “coisas que aconteceram com o ministro do STF” (já desmentimos, por exemplo, que ele foi preso pelo STM, foi preso pelo FBI, renunciou e até fugiu do Brasil), o fato de a publicação não ter muitas explicações sobre o caso nos deixou desconfiados da sua veracidade.

Ao buscarmos, descobrimos duas coisas. A primeira foi que não há qualquer informação recente em fontes confiáveis que aponte que Alexandre de Moraes foi exonerado do TSE. Ele continua ministro até 2024.

Na realidade, a matéria da Jovem Pan se referia a um episódio ocorrido durante as eleições de 2022. Na ocasião, o TSE exonerou o servidor Alexandre Gomes Machado, que estava cedido ao Tribunal.

Alexandre havia “denunciado” falhas em inserções de propagandas eleitorais em rádios do Nordeste e foi acusado de cometer assédio moral dentro da corte. Não há qualquer relação com Alexandre de Moraes no caso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Jovem Pan noticiou que o ministro Alexandre de Moraes foi exonerado do TSE. O vídeo em questão trata de outro caso, de 2022, e não tem qualquer relação com uma “bomba” de 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso