Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix #boato

Alexandre de Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix #boato

Alexandre de Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes resolveu fazer o bloqueio da conta do ex-presidente Jair Bolsonaro que constava em um pedido de Pix.

No dia 24 de junho, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro começaram a realizar uma campanha que chamou atenção na internet. Postagens pediam doações para uma conta no Pix do CPF de Bolsonaro. Neste sentido, uma postagem começou a circular na internet.

De acordo com um print atribuído a uma matéria do site Poder 360, o ministro do STF Alexandre de Moraes teria mandado bloquear a conta do ex-presidente que estava recebendo as doações em Pix.

O conteúdo do print é o seguinte: “Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia PIX Ex-presidente e apoiadores vinham pedindo vaquinha para pagamentos das multas impostas a Bolsonaro”.

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O principal conteúdo que viralizou foi o print da suposta matéria do Poder 360. Isso circulou em diversas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. Em muitos casos, as publicações eram acompanhadas por comentários contra Bolsonaro. A mensagem também se espalhou por meio no WhatsApp e outros aplicativos de mensagem. Em alguns casos, havia comentários. Em outros, não.

A mensagem não tinha, por assim dizer, muitas características de fake news. Ela citava uma fonte confiável, não tinha erros de português e não pedia compartilhamento.

Apesar disso, a história segue um roteiro já manjado em termos de fake news: ações atribuídas ao ministro Alexandre de Moraes. Nos últimos tempos, desmentimos fake news que apontavam que Alexandre de Moraes havia censurado um vídeo dele mesmo, havia renunciado e havia ameaçado um padre.

Checagem da mensagem e perguntas a serem respondidas

O que não faltaram foram pessoas falando sobre o assunto (teve até influenciador de esquerda viralizou). Porém, não é verdade que Alexandre de Moraes tenha tomado tal decisão.

A mensagem suscitou as seguintes perguntas que serão respondidas neste texto. 1) Alexandre de Moraes bloqueou uma conta de Bolsonaro que pedia Pix? 2) O Poder 360 fez alguma publicação do tipo? 3) Alexandre de Moraes pode fazer algo do tipo?

1) Alexandre de Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix?

A resposta para esta questão é simples: não. Não há qualquer decisão judicial vinda de Alexandre de Moraes (seja no âmbito do TSE ou do STF) que resulte no bloqueio de bens da conta do ex-presidente Jair Bolsonaro que constava no pedido de doações. Também não há nada sobre o assunto em fontes confiáveis (fontes oficiais ou site de notícias).

2) O Poder 360 fez alguma publicação sobre o bloqueio do Pix?

E aí chegamos ao segundo ponto: o Poder 360 não fez qualquer publicação falando sobre o bloqueio da conta de Pix de Bolsonaro. Na realidade, o print foi uma montagem feita em cima de outra matéria publicada no site.

Possivelmente, a montagem foi feita com uma tática já manjada: alguém entrou no código-fonte do site, alterou o conteúdo do título do subtítulo e fez o print com a notícia fraudulenta.

3) Alexandre de Moraes pode fazer algum tipo de bloqueio agora?

Por enquanto, não. Como Bolsonaro ainda está sendo julgado por ações no TSE, ele só poderá ter bens bloqueados caso seja condenado a pagar uma multa e não pague.

Detalhe: Bolsonaro não teve contas bloqueadas por Moraes, mas, recentemente, teve uma conta bloqueada. A Justiça de São Paulo bloqueou uma conta do ex-presidente por conta de multas por ter desrespeitado normas da pandemia. Foi isso, inclusive, que motivou o pedido de Pix para o ex-presidente.

Resumindo: é falso que Alexandre de Moraes pediu o bloqueio de bens da conta do Pix de Bolsonaro. O print que está circulando na internet é de uma montagem e não há qualquer decisão judicial do ministro do STF neste sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm