Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes assume que houve falha nas eleições #boato

Alexandre de Moraes assume que houve falha nas eleições #boato

Alexandre de Moraes assumiu que houve falha nas eleições e vai anular tudo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes acabou de assumir que que houve falha nas eleições e está mandando anular o pleito que deu vitória a Lula contra Bolsonaro.

Por incrível que pareça, ainda tem gente (passados mais de seis mesmo das eleições de 2022) que ainda acredita na tese de que o pleito foi fraudado e que Bolsonaro “perdeu injustamente” (tese que é injustificada). Nesta semana, mais uma história “daquelas” circulou por aí.

De acordo com uma mensagem e um vídeo que estão circulando em redes sociais, Alexandre de Moraes teria “assumido” que houve falha do TSE nas eleições e que, por isso, iria anular o pleito. Leia a mensagem e a transcrição do vídeo em questão:

Texto: Atenção Notícia urgente, Alexandre de Moraes assume que houve falhas nas eleições, isso mesmo vocês não entenderam errado no próprio site oficial Alexandre de Moraes assume que houve falha na biometrias que poderia favorecer a eleições do Jair Messias

Transcrição: Opa opa opa boa tarde as notícias chegando então é isso que eu ouvi que Alexandre de Moraes está conversando e mencionando as eleições de dois mil e vinte e dois as falhas dos sistema da biometria foram detectadas no log das urnas disponibilizadas pelo próprio TSE o mesmo TSE que não não moveu os códigos fontes e isso é o site oficial, vê isso? Para consulta dos partidos políticos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uau! Nos logs foram apontados perto de quatro milhões de votos ocorrido após as horas. Quando já encerra o processo de votação milhares de urnas tiveram mais de cinquenta por cento do total dos seus votos ocorridos irregularmente após as dezessete horas numa sequência de seis a dez entre um voto e outro? Uau! O próprio Alexandre de Moraes chegou a metiar que está numa linha possa estar associado de mesários mal-intencionados, é isso? Se descartarem estes votos irregulares que ocorreram após os dezassete horas, o candidato do PO?

Sim o nosso Bolsonaro teria uma diferença superior em torno de dois milhões de votos sobre o concorrente Lula Alice? Alexandre Alexandra cheio de surpresas e aí véi exatamente o que é que se foi mencionado lá no Jornal Conservadora em outubro. Surpresa pra nós? Não. Vamos ver agora o que é que vem por aí Hein? Vem praí novas eleições? Hum vamos esperar

Alexandre de Moraes assumiu que houve falha nas eleições e vai anular tudo?

A mensagem e o vídeo circularam com muita força na internet, principalmente entre grupos de pessoas que são simpáticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Só que, assim como tantas outras mensagens desta natureza, trata-se de uma fake news.

Além de a mensagem ter características de fake news (como o tom alarmista e os erros de português), a história se baseia em uma narrativa que, por si só, é falsa: a de que houve uma fraude nas eleições.

Neste sentido, não foram poucas notícias falsas que o Boatos.org já desmentiu. Quem não se lembra do “relatório do hacker” que apontava fraude, da apresentação do “argentino” ou mesmo das fake news de que o STM havia anulado as eleições (a lista é muito maior, mas vamos parar por aí).

Pois bem, a mensagem cita uma fonte confiável como a responsável pela informação: o site do TSE. Só que ao buscar pela página do Tribunal Superior Eleitoral, nada encontramos sobre “falhas” ou “anulação das eleições”.

Na realidade, a história (assim como tantas outras fake news) surgiu de forma apócrifa em redes sociais e não é mesmo balizada em fontes confiáveis ou mesmo tem alguma plausabilidade.

A explicação da mulher (sobre pessoas que votaram após às 17h) também não faz nenhum sentido. Primeiro, porque é sabido desde o dia das eleições que isto ocorreu (devido a atrasos em algumas seções eleitorais). Segundo, não há qualquer indício de fraude nisso (como aponta o próprio TSE).

Vale apontar, ainda, que se as eleições tivessem sido, de fato, anuladas, isso viraria notícia em fontes confiáveis. Como vocês podem perceber, nada foi publicado na mídia ou em órgãos oficiais. Ou seja: Bolsonaro perdeu e continua sendo o derrotado em 2022.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes admitiu falhas nas eleições de 2022 e anulou o pleito. Trata-se de uma fake news que brotou entre grupos bolsonaristas e não se sustenta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm