Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fake news de cunho golpista fala sobre 120 mil militares “ordenarem” prisão de Alexandre de Moraes

Fake news de cunho golpista fala sobre 120 mil militares “ordenarem” prisão de Alexandre de Moraes

120 mil militares ordenaram prisão de Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – 120 mil militares do Exército enviaram um ofício ao STM exigindo a prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

  Introdução

Nos últimos tempos, um canal do YouTube de cunho golpista tem sido um contumaz disseminador de fake news na internet. Hoje, vamos falar sobre de mais um “causo” que cita Exército e o ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com um vídeo que está viralizando na internet, 120 mil militares teriam ordenado a prisão de Alexandre de Moraes para o ministro Lourival Carvalho, do STM. “🔴 120 mil militares do Exército ordenaram a PRISÃO de Moraes”, diz o título do vídeo. Leia trechos da transcrição:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

120 militares do Exército enviaram um ofício ao Superior Tribunal Militar exigindo que o Ministro Lourival Carvalho cumpra uma ordem de prisão contra o Ministro do Supremo. Os militares da ativa do Exército estão prontos para a guerra, como afirmou o atual comandante do estado maior do Exército, o General Fernando Santana. Ele acusou o Ministro do STF de ter agido com generais que são acusados pelo Tribunal Militar pelos crimes de corrupção para desviar recursos do orçamento do Exército.

Os militares alegaram que o Ministro do Supremo agiu para corromper as Forças Armadas, assim como fez com a Polícia Federal, que agora virou capacho de bandidos como Morais e o ex-presidiário. Após o Ministro do Superior Tribunal Militar indiciar no STM generais do Exército, inclusive o comandante nomeado por Lula, recentemente foi julgado e condenado pelo Tribunal Militar, considerados traidores pela justiça militar que teriam ajudado o governo do ex-presidiário a eliminar evidências que comprovam o esquema de corrupção.

Após Lula tentar obstruir para blindar Morais ao determinar que o General Décio Luiz fosse afastado do cargo de chefe da Inteligência, onde foi possível saber do maior escândalo de corrupção dentro das Forças Armadas, os militares decidiram que não vão aceitar ordens do ex-presidiário e qualquer outra manobra para tentar livrar o Ministro do STF.

O breve governo do ex-presidiário chegará ao fim antes mesmo da hora, visto que Lula, além de ser acusado de ordenar que o Ministério da Defesa destruísse evidências sobre os desvios do orçamento do Exército, agiu com cumplicidade entre políticos, Ministros do Supremo e generais do Exército que foram condenados no Tribunal Militar. […]

  Análise

A mensagem se espalhou, como de tradição, por meio de um vídeo no YouTube e por meio de compartilhamento em outras redes sociais. O conteúdo tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovassem a história.

Para além disso, a fonte (um canal do YouTube de cunho golpista que não iremos citar aqui) está sempre compartilhando informações falsas sobre “prisão de fulano e ciclano” por parte do Exército. Temos alguns exemplos aqui, aqui e aqui.

Na parte da checagem, vamos responder a algumas perguntas. A primeira é se os tais 120 mil militares enviaram a ordem de prisão de Alexandre de Moraes. A segunda é se as acusações em questão procedem. A terceira é se o STM pode mandar prender um ministro do STF, como Alexandre de Moraes.

Checagem

120 mil militares enviaram a ordem de prisão de Alexandre de Moraes?

Não enviaram. O primeiro elemento que nos faz acreditar que a história é falsa está na fonte da informação. O canal do YouTube em questão sempre dissemina informações falsas de cunho golpista. Mesmo com isso, resolvemos buscar por qualquer informação em fonte confiável sobre o assunto. Como era de se esperar, nada encontramos.

As acusações em questão procedem?

O vídeo dissemina diversas informações embaralhadas e que já foram desmentidas em outras oportunidades. Nenhuma das acusações contra Alexandre de Moraes ou mesmo Lula procedem. Como esperávamos, não havia nada.

O STM pode mandar prender um ministro do STF, como Alexandre de Moraes?

Assim como falamos no desmentido de ontem, não há qualquer possibilidade de o STM mandar prender Alexandre de Moraes. Ministros do STF só podem ser julgados por pares e o STM só trata de crimes relacionados às Forças Armadas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que 120 mil militares tenham pedido a prisão de Alexandre de Moraes. A história contida no vídeo não passa de mais uma fake news que está sendo compartilhada por um canal conhecido por aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm