Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Criatura estranha comeu um homem em lavoura de soja no Paraguai #boato

Criatura estranha comeu um homem em lavoura de soja no Paraguai #boato

Criatura estranha comeu um homem em lavoura de soja no Paraguai, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma criatura estranha comeu um homem em lavoura de soja no Paraguai. Um vídeo mostra o animal sendo capturado por populares.

De criaturas bizarras a figuras humanoides de dar arrepio: quando o assunto é fake news na internet, circula de tudo um pouco, principalmente nas redes sociais e grupos no WhatsApp. E como vale tudo para assustar os mais desinformados, o que não faltam são vídeos ou imagens “cabeludas” sendo compartilhadas pelos internautas que dão o que falar.

É o caso de uma publicação que começou a circular recentemente no Facebook, com um vídeo que mostra uma suposta criatura estranha que teria comido um homem em uma lavoura de soja no Paraguai. Nas imagens, o animal aparece “rugindo” e sendo capturado pelos populares, que o amarram no tronco de uma árvore com uma corda.

O vídeo ainda acompanha uma foto, em que a suposta criatura bizarra está com a boca ensanguentada. São cenas fortes, que, inclusive, são classificadas pelo Facebook como conteúdo sensível (quando a foto ou vídeo “pode exibir conteúdo explícito ou de violência” e o usuário precisa autorizar o conteúdo a aparecer). Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Animal mata homem no Paraguai. Esse bicho comeu um homem em uma lavoura de soja e foi capturado no Paraguai. Versão 2: *Esse bicho comeu um homem em uma lavoura de soja e foi capturado no Paraguai, é uma matilha, o resto partiu pelo Rio Amambai… Eram mais ou menos uns 6 iguais a esse*

Criatura estranha comeu um homem em lavoura de soja no Paraguai?

As imagens viralizaram rapidamente, deixando vários internautas boquiabertos com a suposta criatura bizarra. No entanto, a história por trás do vídeo não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta de alguns indícios presentes na mensagem da própria publicação: ela é vaga (sequer fornece maiores informações sobre o local no Paraguai em que a suposta criatura apareceu ou sobre a morte do tal homem que foi “comido”), alarmista (tem o intuito de causar medo e gerar compartilhamentos entre os internautas), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o ocorrido.

Em segundo lugar, já sabemos que boatos sobre criaturas estranhas não são nada incomuns na internet. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, o que apontava que uma criatura estranha havia sido filmada atravessando a rua e em parque de Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa e Teixeira de Freitas; outro sobre uma criatura bizarra nunca vista antes ter sido encontrada no sul da Colômbia; e até a história do tal do chupa-cabra que foi supostamente flagrado em SE, PE, AL e outras cidades do Nordeste.

Assim como nestes casos, ao buscarmos pelas imagens da nossa “criatura estranha” de hoje, descobrimos que o animal não foi encontrado no Paraguai. Isso porque as mesmas fotos e vídeos (em que os homens não falam em espanhol) já circulam na internet há algum tempo e, mais que isso, já foram até desmentidos por sites de checagem em outros países.

Na Argentina, por exemplo, o site HolaSalta.com destacou que o animal não se trata de uma “criatura bizarra”, mas sim, de uma hiena. Já no Marrocos, o portal Ahdath.info desmentiu uma das versões que apontava que o incidente teria ocorrido no país e esclareceu que esse tipo de predador sequer existe por lá. De acordo com o site, o incidente com ataque da hiena teria acontecido, na verdade, no Iêmen.

Se esta versão da história é verdadeira ou não e se o animal, de fato, se trata de uma hiena (apesar de parecer muito, como você pode ver nesta imagem), não dá para cravar. Porém, é possível confirmar que o vídeo que está circulando não foi gravado no Paraguai, já que sequer encontramos qualquer notícia ou relato em fontes confiáveis relacionados a este país.

Resumindo: A publicação que dá conta de que uma criatura estranha supostamente comeu um homem em uma lavoura de soja no Paraguai não é verdadeira. Não encontramos em nenhuma fonte confiável qualquer relato ou notícia sobre o suposto ataque do animal (que parece se tratar de uma hiena) a um homem ou algo do tipo naquele país. Mais que isso, segundo um site marroquino, o incidente teria acontecido no Iêmen.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy