Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Venezuela é uma nova Cuba após divulgação de regras da nova Constituinte #boato

Venezuela é uma nova Cuba após divulgação de regras da nova Constituinte #boato

Venezuela é uma nova Cuba após divulgação de regras da nova Constituinte, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governo da Venezuela anunciou que país é uma nova Cuba após nova Constituinte. Agora, bancos, imóveis, escolas, rádios e jornais são do estado e internet, missas, cartão de crédito e contas no exterior estão proibidas.

Estamos há pouco mais de um ano da campanha eleitoral de 2022 e já tem gente começando a plantar a “sementinha” do “medo do comunismo”. A prova disso é que uma história desmentida lá em 2017 (coincidentemente, um ano antes das últimas eleições presidenciais no Brasil) voltou a se espalhar na internet.

Em 2021, a história está se espalhando por meio de um vídeo gigantesco. Na primeira parte, o áudio que circulou em 2017 (de uma mulher traduzindo uma suposta declaração do governo da Venezuela em espanhol) aponta que o governo de Nicolás Maduro anunciou uma nova Constituinte que vai fazer a Venezuela virar uma “nova Cuba”.

Entre as supostas medidas estão a estatização de bancos, imóveis, escolas, rádios e jornais e a proibição de uso de celulares, internet, moedas estrangeiras, contas no exterior, cartão de crédito e cultos religiosos. O vídeo da “nova Constituinte” é seguido de uma série de imagens de protestos na Venezuela, uma fala de Lula e um “ode” à intervenção militar (que serão checados se viralizarem também). Leia o teor da “denúncia” (alerta textão):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Agora é oficial!! A Venezuela é uma nova Cuba. Ouça o áudio de uma brasileira, que teve acesso à nova declaração oficial do governo sobre a NOVA CONSTITUINTE da VENEZUELA… aproveite e ouça com muita atenção, pois a partir de agora, cada vez menos, ouviremos falar da Venezuela!

1. Os bancos particulares são agora todos DO ESTADO, bem como seus funcionários. Será dado ao proprietário do banco 5% de bônus ao ano, e o resto pago em até 20 anos. 2. Será criado o Sistema Nacional Bolivariano. 3. O salário mínimo dos funcionários do ESTADO será revisado. Os trabalhadores técnicos e profissionais receberão agora todos igualmente, com base no salário mínimo revisado. 4. Se incrementa a escala de bônus de acordo com experiência, produtividade e mérito 5. Se ELIMINARÁ TOTALMENTE O CARTÃO DE CRÉDITO! Ninguém mais terá cartão de crédito, apenas os trabalhadores do ESTADO segundo alguns critérios.

6. Quem tiver ou portar qualquer moeda estrangeira dentro da Venezuela SERÁ PRESO! 7. Proibido totalmente ter contas no exterior! Quem tiver terá agora a obrigação de compartilhar com o sistema nacional bancário. 8. Haverá agora uma espécie de ticket que será dividido entre as pessoas para poder abastecer com combustível e lubrificantes. 9. O novo nome do dinheiro Venezuelano é SUCRE e quem tiver mais do que 500. 000 Sucres será auditado e deverá compartilhar com o ESTADO. 12. Em caso de emergência ou catástrofe natural você será OBRIGADO a hospedar os necessitados, compartilhando TUDO O QUE ESTIVER NA SUA CASA COM ELES!

13. Todos que tiverem uma segunda casa desocupada você a perdeu, este imóvel agora é propriedade DO ESTADO. 14. Se autoriza a todas as famílias que não tenham casa que ocupem casa, apartamento, casa de campo ou casa de praia. Estas poderão agora ser ocupadas por aqueles que não tem. 15. Todas as terras agora são propriedades exclusivas do ESTADO e O ESTADO é que definirá quem será o novo “ocupador” destas. 16. Ninguém poderá vender ou hipotecar suas terras, pois todas as fazendas e sítios e suas produções são agora empresas DO ESTADO. 17. Se decreta o fim do sistema de educação privado e todas as escolas privadas serão agora escolas públicas e todos os seus funcionários são agora funcionários DO ESTADO.

18. Se decreta a educação gratuita para todos os níveis escolares. 19. Todos os estudantes, desde a pré-escola até a universidade deverão utilizar um uniforme de flanela vermelha escrita: República Bolivariana Venezuelana de Educação com um escudo na calça azul marinho e sapato preto. 20. Algumas matérias sociais como Geografia e história da Venezuela serão adaptadas e atualizadas a programas de estudo e cursos relacionados ao socialismo do século XXI. 21. Os novos técnicos serão formados nas áreas de carpintaria e construção e uma vez diplomados passarão ao serviço da revolução e deverão trabalhar onde o ESTADO mandar. 22. Todos os nomes de colégios até então particulares deverão receber novos nomes de pessoas ou nomes apelativos relacionadas à revolução.

23. Todas as rádios estão agora desapropriadas, todas são agora do ESTADO. * 24. Todos os Jornais e outras revistas à nível nacional também estão desapropriados e são agora propriedade do ESTADO. 25. A Internet está eliminada às pessoas naturais. A Internet só será permitida em hotéis e residências oficiais e pontos turísticos. 26. O uso do telefonia celular é exclusivo das pessoas do ESTADO, salvo com permissões especiais. 28. Todo computador e material eletrônico eletrônico pessoal da sua residência deverá ser registrado e informado ao ESTADO.

36. Todos que estão contra o governo não terão documentos e passaporte a menos que se sujeitem a passar por um curso de reabilitação e ficarão fazendo este curso até que seja satisfatório para o ESTADO. 37. Para qualquer movimentação eleitoral só será válido este novo documento nacional de identidade. 38. Qualquer profissional que se negar a servir ao ESTADO estará proibido de trabalhar e ninguém poderá empregar estas pessoa. 39. Os menores de 21 anos serão também considerado metade responsabilidade dos pais e metade responsabilidade do ESTADO. 40. Será criada a milícia popular e esta estará sendo instalada pouco a pouco em todo território da Venezuela. 250.000 reservistas das Forças Armadas deverão voltar a trabalhar para o ESTADO.

41. Eles só se incorporam a estas milícias se estiverem atuando de acordo com a revolução. 42. … Todas as polícias estaduais, municipais e nacionais deverão se reportar a um só comando. 43. O serviço militar é obrigatório para meninos e meninas a partir dos 17 anos. 44. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. 45. Se restringe a importação de artigos de luxo como bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, carros de luxo e será incrementado o imposto sobre tais produtos importados.

46. Você será totalmente responsabilizado se não registrar e comunicar qualquer coisa de luxo que tiver. 47. Qualquer atividade esportiva profissional está agora totalmente sob controle do ESTADO.48. Qualquer culto fora dos templos ou igrejas estão proibidas e o ESTADO estará supervisionando todas essas atividades a nível nacional. 49. Todos os vistos a padres e pastores estão confiscados e eles estão convidados a se retirarem do país.

Esta é a NOVA CONSTITUIÇÃO DA VENEZUELA implementada por MADURO, o mais novo DITADOR do mundo! E pra quem ainda não entendeu, é bem simples: Maduro destituiu o Parlamento existente criou um novo Parlamento. E foi este novo Parlamento, comandado por Maduro, que criou estas novas leis, noite para o dia” E era uma vez uma linda Venezuela! Mas muito incultos irão dizer: – Ahhh… mas isso não acontece no Brasil. Mas dizem isso porque não se lembram o que era a Venezuela a menos de 30 anos atrás

Venezuela é uma nova Cuba após divulgação de regras da nova Constituinte?

O vídeo e o texto circularam com muita força na internet. Só há um “pequeno problema” nisso. Além de o anúncio das regras da Nova Constituinte venezuelana ser falso, trata-se de um boato antigo.

É lógico que não vamos entrar ponto a ponto no que está descrito na mensagem (o nosso tempo é precioso e há muitos boatos por aí para ficarmos o dia inteiro nesse). Para tratar do caso, basta você se ater a uma coisa: trata-se de uma informação falsa que circula há quase quatro anos na internet.

O tal áudio surgiu em um contexto no qual Maduro tinha acabado de eleger uma Assembleia Constituinte para criar uma nova Constituição. Porém, não foi feita uma nova Constituição do país. A Assembleia foi dissolvida no final de 2020 sem propor uma nova carta magna na Venezuela.

Já em 2017, apontamos que a lista de medidas beirava o absurdo e nenhum condizia com a realidade da Venezuela. “Já sabemos que as novas medidas não foram colocadas em prática. Mas insistimos e procuramos para saber se, pelo menos, alguma delas já foram implantadas na Venezuela. Admitimos que paramos na “10ª medida” quando vimos que nenhuma é real, falamos.

Na lista, algo nos deixou mais intrigados ainda. A “lista” de 49 itens é repleta de “pulos” de itens. Do “9” já pula para “12”, do “26” pula para o “28”, que, em seguida, vai para o “36”. Com isso, a lista de 49 regras cai para 39. Ou seja: nem na quantidade de “regras”, a mensagem acerta.

Vale apontar que a mensagem esconde uma (no mínimo) ilação: de que o Brasil vai se transformar em uma “Venezuela”. Não é a primeira vez que fake news tentam reforçar a tese (como vocês podem ver aqui e aqui) que, na realidade, não passa de retórica política de quem quer angariar eleitores conservadores.

Resumindo: nem a Venezuela aprovou as tais regras citadas, nem vai virar “uma Cuba” e nem há qualquer prova de que o Brasil vai “virar uma Venezuela”. A mensagem que circula online já foi desmentida em 2017 e continua sendo falsa quatro anos depois.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: