Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Novas medidas na Venezuela fazem país virar uma nova Cuba #boato

Novas medidas na Venezuela fazem país virar uma nova Cuba #boato

Boato – Novas medidas na Venezuela anunciadas por Nicolás Maduro fazem o país virar nova Cuba. Cuidado para não acontecer o mesmo com o Brasil.

Dentro da América do Sul, um dos países que vivem uma das situações mais delicadas é a Venezuela. Depois da aprovação da polêmica Assembleia Constituinte, muita gente tem considerado o regime do presidente Nicolás Maduro uma ditadura. Em meio a isso, um texto tem chamado atenção na internet aqui no Brasil.

Circulam, por WhatsApp e Facebook, áudios e textos que apontam para uma lista que seriam de novas medidas que teriam sido tomadas pela Venezuela. Entre as ações estariam o “fim da propriedade”, a “proibição de cartões de crédito”, “telefones celulares”, “a troca da moeda para Sucre” e o “confisco de dinheiro”. Leia (alerta textão):

Decretado hoje: Venezuela é hoje uma nova Cuba : Deus tenha misericórdia do povo Venezuelano e livre o Brasil desse risco! URGENTE – SÓ ALGUMAS DAS 44 NOVAS MEDIDAS DA VENEZUELA ORDENADAS POR MADURO, ontem 03/08/17 (vão vendo o horror):

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

– os Bancos particulares serão todos estatais; – criação do Sistema Nacional Bolivariano; – o salario minimo será revisado para todos que recebem do Estado. Os trabalhadores tecnicos e profissionais receberão todos por igual, com base no salário mínimo revisado; – se incrementa a escala de bônus de acordo com experiencia; – todos cartões de crédito serão eliminados, somente alguns trabalhadores do Estado terão seus cartões mantidos;

– prisão para quem tiver qualquer moeda estrangeira no território nacional; – proibidas contas bancárias no exterior e penalizações aos titulares; – ticket para combustivel, dividido entre os proprietarios de veiculos; – mudança da moeda para Sucre e o que ultrapassar a 500.000 sucre(?), será auditado pelo Estado;- voce é obrigado a hospedar qualquer pessoa em necessidade que não tenha casa e a mesma poderá fazer uso de tudo que é seu, e o custo da mesma é de sua responsabilidade;

– se tens uma segunda residencia serão ocupadas por quem não tem e passa para a posse estatal.Não será mais tua; – terras exclusivas do Estado – tua terra não é mais tua; – não podes vender, hipotecar nenhuma terra que serão cedidas; (são do Estado); – toda produção agrícola e pecuária estará a serviço da Revolução; (do Estado); – todo o sistema de educação privado passa ao dominio do Estado e os professores trabalharão só para o Estado;

– todos os estudantes de todos os níveis usarão um uniforme vermelho de flanela escrito Republica Bolivariana e um escudo na calça e sapato preto; – todas as policias devem se reportar a um só comando; (ou seja, ao Estado); – serviço militar obrigatório para ambos sexos aos 17 anos ; – proibido bebidas alcoólicas em lugares publicos; – restringe-se todas as importações de luxo;

– incrementar o imposto sobre importação; – registrar tudo que tiveres importado; – atividade esportivas sob controle do Estado; – catequeses fora das Igrejas estão PROIBIDAS e será tudo supervisionado pelo Estado na área religiosa; – todos padres e pastores estrangeiros terão seus vistos cancelados e são convidados a se retirarem do território venezuelano; – qualquer profissional que se negar a trabalhar para o Estado está proibido de trabalhar; (todos têm q trabalhar p o Estado e não pra si);

– as pessoas menores de 21 anos serão responsabilidade do Estado; (ou seja, o Estado pode fazer o q quiser com eles); – criação da milícia popular e vai abranger toda as forças armadas

Novas medidas na Venezuela fazem país virar uma nova Cuba?

A mensagem viralizou principalmente entre grupos e perfis que “lutam para o Brasil não virar uma nova Cuba”. Mas será mesmo que a história é real e Maduro falou sobre tudo isso? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A farsa cai assim que a primeira busca sobre o assunto é feita. Tentamos achar alguma referência sobre “novas medidas na Venezuela” e só encontramos o mesmo texto do boato. Tentamos buscar sobre o mesmo conteúdo em espanhol e sabe o que encontramos? Nada. Isso mesmo: as novas medidas são “tão secretas” que nem os venezuelanos foram informados.

Ok. Já sabemos que as novas medidas não foram colocadas em prática. Mas insistimos e procuramos para saber se pelo menos alguma delas já foram implantadas na Venezuela. Admitimos que paramos na “10ª medida” quando vimos que nenhuma é real. Dentre todas as medidas, a única mais próxima da realidade é a da criação de milícias populares, algo criado em 2013.

É claro que a Venezuela atravessa, de fato, um momento de instabilidade política. Na última semana, a parte do país que apoia o atual presidente elegeu a chamada Assembleia Constituinte. Ou seja, 545 membros (todos ligados ao Chavismo) estão responsáveis por criar uma nova Constituição.

Até o momento, a primeira ação foi destituir a procuradora-geral, que é opositora a Maduro. Há, de fato, o temor de que a Assembleia crie mecanismos para garantir a continuidade do atual presidente no poder por tempo indeterminado. Porém, nenhuma medida foi anunciada.

Resumindo: há de fato, a preocupação com o que está acontecendo na Venezuela. Porém, a lista publicada no “zap” e no “feice” não tem nada de verdadeira. É só mais uma balela que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Sérgio e de diversos leitores via Whatsapp, se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e Whatsapp no telefone (61) 99331-6821.