Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Submarino Titan não explodiu porque foi tudo uma armação para um filme #boato

Submarino Titan não explodiu porque foi tudo uma armação para um filme #boato

Submarino Titan não explodiu porque foi tudo uma armação para um filme, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Agora, se descobriu que a história do submarino Titan, que implodiu um uma expedição ao Titanic, não passou de uma armação para o lançamento de um novo filme.

Após a notícia da morte dos cinco tripulantes do submarino Titan, que implodiu (de acordo com autoridades norte-americanas) durante expedição ao local onde o navio Titanic afundou, o que não faltou na internet foi fake news.

Uma delas está surgindo em diversos vídeos do TikTok. Neles, é apontado que tudo não passou de uma armação e que a notícia do acidente foi falsa. Um dos vídeos é acompanhado de um corte de uma fala de Luciano Huck ao Podpah e tem a legenda “A história do submarino é tudo armação”.

Um segundo é de uma mulher falando e tem a seguinte legenda “atenção o submarino não e3prodiu e mentira”. O terceiro é mais peculiar ainda. Uma outra mulher que se apresenta como vidente aponta que “submarino não explodiu”. Leia a transcrição deste último:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Olha meus amores, eu estou aqui nessa tarde de hoje, tá? O meu nome é Filó, eu sou vidente. Olha meus amores, esse esse essa história aí dizer que esse navio afundou, morreu todo mundo. Isso é conversa estão preparando o dinheiro pra fazer outro novo filme e a gente que nem os abestalhado olhando pra esse é pra esse anúncio é conversa eu vi eu vi que não morreu tá

Todo mundo dentro da água nadando, pescando peixe, pescando tubarão, eh pescando camarão, não, eu só vi dente, eu estou, eu vi nas cartas aqui nas minhas carta, está está escrito nas minhas cartas

Lula está mentindo. E o Lula está inventando isso. Tudo isso é culpa do Lula. Lula está do outro lado. Cadê? Não vai ajudar não tirar os pessoais lá de dentro não? Tem que ajudar Lula Cadê você? É o povo tudo lá no mais você passeando aí na na mesa Europa. Bora Lula!

Análise da mensagem que circula online?

Vimos todos os conteúdos em questão no TikTok. Alguns com mais, outros com menos visualizações. Todos têm características intrínsecas a fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a tal tese.

Outro ponto que chama atenção é o fato de teorias da conspiração sem muita lógica circularem após acontecimentos chocantes. Isso ocorreu em casos como no 8 de janeiro, na facada em Bolsonaro e no tapa de Will Smith em Chris Rock.

Submarino Titan não explodiu porque foi tudo uma armação para um filme?

Fazer a checagem deste conteúdo nem foi tão difícil. Uma coisa, inclusive, é fato: realmente o submarino Titan não explodiu. O que ocorreu, de acordo com autoridades marítimas, foi uma implosão (um processo diferente).

Porém, o cerne da teoria (de que foi tudo uma armação) é muito refutável. Dois dos conteúdos, inclusive, sequer condizem com as legendas que o acompanham.

O vídeo com Luciano Huck tem, na realidade, uma declaração dele no sentido de que o submarino não tinha a mínima estrutura para fazer a viagem que fez. Não tem nada de ele falar que foi uma armação.

Já o vídeo da mulher “1”, tem na realidade, ela começando a falar sobre “armação”, mas que era apenas uma opinião (sem qualquer prova) e que, mesmo assim, ela acreditava que, de fato, havia ocorrido mortes.

O vídeo da mulher “2” tem, realmente, um conteúdo que aponta que para a suposta armação. Porém, é possível ver claramente que ela não está falando sério quando começa a falar que a culpa do acidente teria sido do Lula (nem mesmo os maiores haters do presidente poderiam pensar nesta relação). Também é possível ver que ela não fala sério quando cita que os mortos estariam “nadando e pescando tubarão”.

Mesmo se ela tivesse falado “a vera”, é claro que a declaração não faz qualquer sentido. Com tanta cobertura da mídia e investigação de autoridades, qualquer tipo de ação de marketing já teria vindo à tona.

Resumindo: é falso que alguém descobriu que o submarino Titan não sofreu acidente, tudo foi uma armação e que haveria um filme por trás disso. Ou criaram a história como uma piada ou criaram para sair enganando as pessoas por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm