Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > População da Argentina saqueia depósito de gás de cozinha, mostra vídeo #boato

População da Argentina saqueia depósito de gás de cozinha, mostra vídeo #boato

População da Argentina saqueia depósito de gás de cozinha, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o momento em que a população da Argentina, desesperada com o preço do gás, saqueia um depósito para roubar botijões.

Desde quando Alberto Fernández ganhou as eleições na Argentina, o que não tem faltado são notícias falsas sobre uma suposta situação de “pindaíba” no país (como se no Brasil estivesse tudo maravilhoso) junto com a sugestão de que o “mesmo pode acontecer aqui” se Bolsonaro sair do poder. Hoje temos mais uma história deste naipe.

De acordo com mensagens que estão circulando online, argentinos resolveram começar a saquear botijões de gás de cozinha. A prova disso seria um vídeo mostrando uma multidão arrombando os portões de uma distribuidora e, no meio de um cenário caótico, levando botijões para casa.

“População da Argentina desesperada saqueando um depósito de gás de cozinha”, diz o título de um vídeo no YouTube. “Na Argentina, o povo, sem dinheiro e sem acesso a gás de cozinha, parte para o saque às distribuidoras. E a esquerda ainda reclama de Bolsonaro…”, aponta uma mensagem de um perfil bolsonarista no Twitter.

Confira o desmentido em vídeo:

População da Argentina saqueou depósito de gás de cozinha em vídeo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que a história iria se espalhar com toda a força em redes sociais e deixar muita gente “indignada com o comunismo”. Porém, não é verdade que o vídeo em questão mostra a população da Argentina recentemente roubando botijões e nem tem qualquer relação com a esquerda.

A mensagem, por si só, já nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que vimos têm caráter vago (não falam, por exemplo, a cidade ou a data do ocorrido), são alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprovem que o caso seja recente e na Argentina.

Não bastasse isso, não é de agora que vídeos gravados em outros países têm sido atribuídos a situações recentes na Argentina. Não faz muito tempo que desmentimos um boato que apontava para um outdoor da “Nova Ordem Mundial” no país, que retiraram imagens de igrejas no país e que uma horda roubou suinocultures e avicultores.

Assim como nos casos anteriores, o vídeo em questão não é da Argentina. Na realidade, o vídeo foi gravado no Chile (que, por sinal, tem um governo de direita) em 2019. Ao buscar pelo conteúdo, descobrimos este vídeo da RT falando que o caso ocorreu outubro daquele ano em Santiago. É bom lembrar que o roubo ocorreu durante protestos massivos contra o governo do país.

Antes de terminar, é importante citar mais um detalhe: ao buscar sobre informações de saques de botijões de gás na Argentina, nada encontramos. Até porque, de acordo com reportagens que apontam brasileiros que moram na fronteira do país estão “importante” botijões ilegalmente para cá, o preço médio é de R$ 25.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que pessoas foram flagradas saqueando botijões de gás na Argentina. O vídeo em questão é de 2019, do Chile e nada tem a ver com o país comandado por Alberto Fernández ou com a alta dos preços do gás de cozinha.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: