Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Avicultores e suinocultores são atacados pela população faminta na Argentina #boato

Avicultores e suinocultores são atacados pela população faminta na Argentina #boato

Avicultores e suinocultores são atacados pela população faminta na Argentina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que população faminta da Argentina invade granja de frangos e porcos. Avicultores e suinocultores estão sendo atacados por causa do socialismo.

Desde quando Alberto Fernández se elegeu como presidente da Argentina, grupos de direita brasileiros tentam alardear um suposto caos no país. O problema é que muitas das informações que circulam por aí são falsas. É o caso da história de hoje.

Vídeos de pessoas saqueando granjas de porcos e de aves estão circulando em redes sociais brasileiras junto com mensagens que apontam que as imagens retratariam a população da Argentina faminta e atacando avicultores e suinocultores. Os textos que acompanham os vídeos (e que não serão exibidos aqui) colocam a culpa na “esquerdalha” e no “socialismo”. Leia:

VEJAM O QUE FAZ A FOME. Avicultores e suinocultores são atacados na Argentina, pela população faminta. Nenhum negócio está seguro ali. Deixaram a ESQUERDALHA MALDITA voltar ao poder e a Argentina já é o sétimo país do mundo em miséria. O primeiro lugar está com a Venezuela. Mas, a Argentina está na briga pelo primeiro lugar. A disputa será acirrada, porque ambos abraçaram o SOCIALISMO MALDITO.

Avicultores e suinocultores são atacados pela população faminta na Argentina?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Os vídeos serviram como combustível para começar a esquentar a disputa presencial no Brasil em 2022 (muita gente já começou a falar que o Brasil poderia “virar” a Argentina retratada nos vídeos se Bolsonaro perder as eleições). Só há um detalhe: a situação retratada nada tem a ver com Argentina, socialismo ou “esquerdalha”.

Como falamos lá no início do texto, não é de hoje que informações falsas sobre o “caos na Argentina” (como se o Brasil fosse o paraíso da Terra) circulam na internet. Só nos últimos tempos, tivemos que desmentir falso relato sobre a “fome” por lá, limitação de “ovos” por habitante no país e também anúncio falso sobre bloqueio de contas bancárias.

Assim como nos falsos relatos apresentados, a mensagem de hoje apresenta características de boatos online como ser vaga (não diz, por exemplo, qual seria o local da tal invasão), alarmista (inclusive utilizada politicamente) e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a tal denúncia. Por sinal, ao procurarmos pelo relato de invasão de granjas, nada encontramos sobre a Argentina.

Na realidade, os vídeos em questão são da Colômbia. De acordo com essa matéria do site Infobae, os saques ocorreram na região de Cauca. O roubo ocorreu em uma granja em Puerto Tejada. Já o roubo de porcos ocorreu na cidade de Miranda (como aponta essa reportagem local).

O incidente com o saqueamento na granja de frangos se deu após um boato (olha só!) apontar que a fazenda estava dando os animais de presente. Não há a informação de como ocorreram os saques na granja de porcos (pode ter sido um boato também. Vai saber…), mas o fato é que a Colômbia vive distúrbios há mais de uma semana por causa de protestos contra um projeto de reforma tributária no país.

É importante citar que, ao contrário do que se presume (dada a fontes das mensagens falsas no Brasil), o governo da Colômbia não é “socialista” ou “esquerdista”. O presidente do país, Iván Duque, é considerado de direita.

Resumindo: os vídeos que estão circulando na internet, ao contrário do que apontam mensagens, não são da Argentina. As imagens de frangos e porcos sendo roubados são da Colômbia e nada têm a ver com o “governo socialista” de Alberto Fernández.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1