Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Militar francês manda duro recado a generais brasileiros #boato

Militar francês manda duro recado a generais brasileiros #boato

Militar francês mandou duro recado a generais brasileiros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um militar francês resolveu mandar um duro recado aos generais do Exército do Brasil.

Quatro meses se passaram desde os atos golpistas que resultaram em vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Apesar das prisões e da clareza de que o movimento que visava um golpe pró-Bolsonaro está enfraquecido, ainda é possível ver um barulho na internet.

Um destes “pontos de barulho” está publicando um vídeo com o seguinte título: “MILITAR FRANCÊS MANDA DURO RECADO A GENERAIS BRASILEIROS”. O texto dá a entender que os generais brasileiros “falharam” ao não permitir a intervenção militar no Brasil.

Militar francês mandou duro recado a generais brasileiros?

A história se resolve com apenas uma ação: acompanhar o conteúdo completo (o que infelizmente resulta em uma visualização de página para a pessoa que espalhou a história). Não há qualquer recado recente aos “generais” tampouco militar francês defendendo golpe por aqui.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O conteúdo que tem este título (um tanto quanto enganoso, por sinal) é de um bolsonarista comentando um vídeo de outro homem (que não é um militar francês). Esta pessoa conta uma história antiga e sem pé nem cabeça do que teria ocorrido com militares na França.

Ao buscar por qualquer ação relevante de militares franceses defendendo uma intervenção militar no Brasil (o que seria um contrassenso), nada encontramos em fontes confiáveis. Ou seja: mais uma vez, a tese “brotou” de uma mensagem “brilhante” na internet.

Vale apontar que não é a primeira vez que fake news sobre “interferência estrangeira pró-golpe” circula na internet. Já desmentimos fake news que falavam sobre, por exemplo, “peritos forenses dos EUA”, “TV da Inglaterra” ou mesmo “hacker da Argentina”.

Resumindo: é falso que um militar francês resolveu mandar um recado duro aos generais brasileiros. O vídeo que circula online não condiz com o conteúdo de seu título e a história é mais um boato que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm