Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Lula vai decretar lei marcial após China enviar navio com aves contaminadas com gripe aviária #boato

Lula vai decretar lei marcial após China enviar navio com aves contaminadas com gripe aviária #boato

Lula vai decretar lei marcial após China enviar navio com aves contaminadas com gripe aviária, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – China enviou um navio com aves contaminadas com nova cepa da gripe aviária e Lula vai decretar lei marcial e fechar o país

Se engana quem pensa que as fake news com ataques políticos acabaram. Uma ação contundente por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e das principais redes sociais acabou reduzindo bastante esse tipo de conteúdo.

Porém, os disseminadores de fake news sempre encontram formas de driblar essas determinações. E nos últimos dias, o que não faltou na internet foram histórias falsas envolvendo o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o presidente Lula estaria pronto para decretar a lei marcial no Brasil e fechar o país. Segundo a história, a decisão teria acontecido após a China enviar um navio com milhares de aves contaminadas com uma nova cepa da gripe aviária. Ainda segundo a publicação, os animais já teriam sido enviados a 15 estados do Brasil. Confira:

Versão 1: “Fala, pessoal. Beleza? É dia 6 de junho de 2023. Eu quero vocês escutem esse áudio aqui, pra vocês entenderem que tudo o que eu falei até agora tá sendo confirmado. A única diferença dessas pessoas pra mim é que eu procuro trazer antecipadamente as informações a vocês em primeira mão. Mas tudo o que eu falei agora, nesse áudio, vai estar sendo confirmado. Então, presta bem atenção que eu vou estar fazendo um react desse áudio aqui, tá? Só escuta o que essa pessoa aqui está relatando nesse áudio, tá?: ‘está todo contaminado’. Pera aí. Vou voltar para que vocês escutem o áudio: ‘exatamente. O Lula está com dois decreto nas mãos. É, vocês viram o  Klaus Schwab teve no Brasil e já deixou esse decreto assinado pro Lula e já já o Lula vai passar pra nós. Eles vão, eles vão derrubar a internet, pra tacar o terros nas pessoas. Aí, as pessoas vão pras ruas. E a China chegou sexta-feira agora, tipo’. Eu quero explicar aqui a primeira parte que eka fala aqui. Lembra que eu falei pra vocês dos dois decretos que ninguém acreditou? Vocês lembram disso? Bom, o primeiro decreto que o Lula já tem assinado sobre ordem e sobre tutela do Klaushov, que é o presidente do Fórum Econômico Mundial, é o decreto de Lei Marcial. Não faz sentido o Lula aplicar um decreto de Lei Marcial se estiver tudo às mil maravilhas ainda, concorda? Pois bem, o segundo decreto que o Lula tem nas mãos é o decreto de declaração de emergência sanitária em todo o país. Falta apenas um estado, pessoal, pra que o Lula possa decretar emergência sanitária da gripe aviária. Eu quero que vocês prestem muita atenção no que a China trouxe ontem pro Brasil. Não sei se vocês ficaram sabendo. Só escuta: ‘chegou um navio com milhares de milhares de aves contaminada com uma doença que ainda não tem’. A China encaminhou para a costa da baía de Santos um navio carregado de aves infectadas de um novo, de uma nova cepa da gripe aviária. E pasmem, essas aves já estão sendo espalhadas em mais de 15 estados pelo país […]”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “URGENTÍSSIMO LULA TEM ASSINADO EM MÃOS 2 DECRETOS PRONTOS PARA FECHAR O PAÍS COM UMA NOVA EMERGÊNCIA SANITÁRIA DEVIDO A NOVA PANDEMIA CHEGANDO . E O OUTRO DECRETO DE LEI MARCIAL MILITAR PRONTO. CONFIRMANDO O QUE EU HAVIA DITO. China trouxe um navio lotado de aves infectadas com uma nova cepa que está sendo distribuídos no país todo já em diversos estados e cidades. BEM VINDOS A NOM”. Versão 3: “NÃO VÃO PRAS RUAS EM HIPÓTESE NENHUMA! LULA VAI DECRETAR LEI MARCIAL NO BRASIL”.

Análise da mensagem que está circulando online

A história de hoje está circulando em diversas frentes. Em alguns casos, há o compartilhamento do vídeo completo. Em outros, apenas o áudio da mulher que é exibido no vídeo está sendo compartilhado. E ainda em algumas publicações, alguns recortes do vídeo principal estão sendo disseminados. O conteúdo está  circulando, principalmente, no Tik Tok, no Facebook, no Telegram e no WhatsApp.

Esse tipo de história circula com frequência desde a pandemia e das eleições de 2022 e segue causando burburinho na internet. Diversas dessas histórias já foram desmentidas aqui no Boatos.org (aqui, aqui e aqui).

Diante dessas afirmações, algumas perguntas foram suscitadas: a China enviou para o Brasil um navio cheio de aves com gripe aviária? Lula vai decretar a lei marcial por causa da gripe aviária? As informações citadas no vídeo devem ser levadas a sério?

1) A China enviou um navio cheio de aves com gripe aviária?

Não. A informação citada no áudio e no vídeo surgiu do nada. E, em nenhum momento, a mulher do áudio ou o homem que aparece no vídeo provam o que estão falando. Se trata apenas de um burburinho sem fontes. Se isso não bastasse, o homem que aparece no vídeo já é um velho conhecido dos checadores de informação. De forma recorrente, o homem compartilha fake news dos mais variados tipos na internet. Recentemente, a equipe do Boatos.org desmentiu aqui outra fake news compartilhada por ele sobre o Plano Nacional de Vacinação.

2) Lula vai decretar lei marcial por conta da gripe aviária?

Não. Para começo de história, o suposto plano da China não existe. Trata-se de um delírio que surgiu em um grupo de internet. Logo, se o navio com aves contaminadas não existe, não seria necessário Lula decretar a lei marcial. Além de tudo, não existe provas (nem do tal navio e muito menos de que Lula iria decretar a lei marcial).

3) As informações citadas no vídeo devem ser levadas a sério?

Definitivamente não! Como já citamos acima, o homem que aparece no vídeo já é conhecido por disseminar fake news de todos os tipos na internet, como conteúdos antivacina e negacionistas. Além disso, não existem provas e nem fontes confiáveis que possam confirmar toda a história. E falar por falar, até papagaio fala, não é mesmo? Falar e provar já é outra história. E vale lembrar que o ônus da prova cabe a quem acusa. Por fim, toda essa história se baseia em ideias distorcidas e teorias conspiratórias que não fazem o menor sentido. É pura balela para assustar quem não está bem informado.

Em resumo: a história que diz que Lula vai decretar a lei marcial, porque a China enviou para o país um navio com aves contaminadas com gripe aviária é falsa! A história surgiu do nada e não existem provas de que isso realmente esteja acontecendo. Além disso, o homem que aparece no vídeo já é um velho conhecido do fact-checking brasileiro. Ele compartilha de forma recorrente fake news sobre os mais diversos assuntos, especialmente, conteúdos negacionistas e antivacina. Por fim, nenhuma prova foi apresentada e ninguém se manifestou sobre o assunto, o que deixa óbvio o caráter enganoso dessa história.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm