Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Jovens sem máscara cospem em passageiros no metrô de Paris #boato

Jovens sem máscara cospem em passageiros no metrô de Paris #boato

Jovens sem máscara cospem em passageiros no metrô de Paris, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Polícia francesa reage com violência após flagrar jovens sem máscara cuspindo em passageiros de um metrô em Paris (França).

A segunda onda de contágio da Covid-19 já chegou e anda assustando a população ao redor do mundo. O cenário tem mobilizado diversos governos na Europa, que flexibilizaram as medidas de proteção quando a situação parecia controlada.

Na França, o presidente Emmanuel Macron voltou a endurecer as medidas protetivas após o país registrar um grande aumento nos casos de Covid. No dia 30 de outubro de 2020, o presidente francês anunciou um novo lockdown para tentar conter o avanço da doença.

E é claro que as fake news sobre o assunto logo começariam a pipocar nas redes sociais. De acordo com um vídeo que está circulando na internet, policiais franceses teriam reagido com violência após flagrarem jovens, sem máscara, cuspindo em passageiros de um metrô em Paris. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Metropolitano de Paris. “Jovens” Estavam sem máscara a cuspir nas pessoas”. Versão 2: “Em Paris jovens entraram no metro sem máscaras e começaram a cuspir na cara dos outros passageiros. A polícia foi avisada e foi lá falar pacificamente com eles. Creio que os convenceram…”.

Jovens sem máscara cospem em passageiros no metrô de Paris?

O vídeo é bastante chocante e fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no YouTube. Apesar do grande sucesso, a história não passa de balela!

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, ao longo da pandemia, diversos vídeos foram retirados de contexto e causaram desinformação. A equipe do Boatos.org desmentiu diversas histórias sobre isso, como a que dizia que a Polícia Militar de São Paulo teria agredido um idoso, sob ordens do governador João Doria, que teria saído de casa durante a quarentena. Também a que indicava que policiais da Turquia estariam agredindo pessoas para obrigá-las a cumprir o isolamento social e, por fim, a que apontava que a polícia do Ceará, a mando do governador Camilo Santana, teria atirado em um surfista na Praia do Futuro.

Ao procurar por mais informações sobre jovens cuspindo em pessoas no metrô de Paris, na França, não encontramos absolutamente nada. Se isso não bastasse, o vídeo foi desmentido ainda ontem aqui no Boatos.org acompanhado de outra história. Como dissemos ainda ontem, o vídeo não foi gravado em Paris, na França, e a ação dos policiais não teve nada a ver com a falta do uso de máscaras ou jovens cuspindo em pessoas. Confira nossa explicação:

As imagens foram registradas no dia 2 de outubro de 2020, em Bucareste, capital da Romênia. Na oportunidade, os policiais estavam perseguindo torcedores extremistas da equipe CSA Steaua Bucarest. Na ocasião, o clube disputaria uma partida pela terceira divisão do futebol romeno contra a equipe Dynamo II.

De acordo com a polícia, os torcedores do CSA Steaua Bucarest teriam iniciado uma briga com torcedores da equipe adversária e teriam revidado a ação policial. Ainda segundo as autoridades, a polícia teria apreendido armas brancas (facas e fogos de artifício) com os torcedores. Na Romênia, a cultura “ultra” (extremista) no futebol tem se difundido ao longo dos anos. São torcedores fanáticos que apoiam intensamente seus clubes preferidos e, em geral, adotam posições de extrema-direita. Eles agem por meio de marchas, segurando faixas e bandeiras, e também fazendo uso de sinalizadores e fogos de artifício. Alguns agem de forma violenta, se aproximando da atuação dos hooligans.

Em resumo: a história que diz que policiais franceses teriam agredido jovens que estariam cuspindo em pessoas no metrô de Paris, na França, é falsa! O vídeo é real, mas não tem relação com a França e muito menos com jovens que estariam cuspindo em passageiros em um metrô. As imagens foram feitas no dia 2 de outubro de 2020, em Bucareste, capital da Romênia. Na ocasião, a polícia tentava interceptar torcedores “ultras” (extremistas) da equipe CSA Steaua Bucarest. De acordo com a polícia, os torcedores teriam causado incidentes antes de irem para o metrô, onde se preparavam para entrar em confronto com torcedores da equipe adversária, o Dynamo II. Na oportunidade, a polícia apreendeu facas e fogos de artifício. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK