Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Polícia espanca jovens que não usavam máscaras no metrô de Paris #boato

Polícia espanca jovens que não usavam máscaras no metrô de Paris #boato

Polícia espanca jovens que não usavam máscaras no metrô de Paris, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na França, policiais espancam jovens dentro do metrô de Paris após eles se recusarem a usar máscara.

A pandemia da Covid-19 não tem sido fácil, é verdade. Atualmente, a Europa vive a segunda onda de contágio e já precisou retomar diversas medidas de proteção, inclusive, o lockdown. Com isso, o governo francês busca reduzir o número de casos e mortes (que explodiu nas últimas semanas) e tentar normalizar a situação até o Natal de 2020.

E é claro que as novas medidas adotadas pela França não iam passar despercebidas. Nos últimos dias, um vídeo chocante começou a circular nas redes sociais. Nele, é possível ver policiais empurrando e batendo em jovens dentro do metrô. De acordo com a publicação, as imagens teriam sido registradas em um metrô de Paris, na capital da França. Ainda segundo a publicação, a ação teria sido motivada, porque os jovens se recusaram a usar máscara dentro dos vagões. Confira:

Versão 1: “Olhem isto Meu Deus o que os policiais lá em Paris estão fazendo com a população que estão no metrô ,,sem o uso da máscara ,,isto e muito desumano ,,ir espancando as pessoas desta forma sem nem um diálogo falta de humanidade”. Versão 2: “Ontem teve uma pancadaria no metro de Paris. Os soldados portando cassetetes entraram nos vagões baixando o pau em quemm estava sem máscara e expulsando dos vagões”.

Versão 3: “Aí Brasil …vamos colocar ordem na casa …assim: o “Aconteceu em Paris. Jovens entraram no metro sem máscaras e começaram a cuspir na cara dos outros que iam no metro. A polícia foi avisada e foi lá dialogar, pacificamente, com eles, os cuspidores. Como se trata de uma Polícia de primeiro mundo, da velha e civilizada Europa, protetora dos direitos humanos, que nunca usa a violência para controlar distúrbios, rapidamente convenceu os cuspidores a interromper a inocente brincadeira. O comandante da operação repreendeu os meninos, dizendo: – Que coisa feia, meninos, cuspir na cara dos outros em época de pandemia…. Creio que os cuspidores foram convencidos”.

Polícia espanca jovens que não usavam máscaras no metrô de Paris?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, especialmente, no Facebook e no YouTube. As publicações já contam com centenas de visualizações e compartilhamentos e o assunto chegou a circular até em outros países. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta ler as publicações para perceber que elas apresentam as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, existe um histórico bastante grande na internet sobre vídeos retirados de contexto. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a PM de SP teria obedecido ordens de Doria e agrediu um idoso que saiu de casa durante a quarentena. Também a que dizia que policiais estariam batendo na população para garantir o isolamento social na Turquia e, por fim, a que apontava que a polícia do Ceará teria atirado em um surfista na Praia do Futuro a mando do governador Camilo Santana.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nada sobre um possível confronto entre polícia e população nos metrôs de Paris, na França. Foi aí que começamos uma busca por palavras-chaves em outros idiomas. Descobrimos que o vídeo é real, mas não tem nada a ver com a França ou com um suposto confronto pela falta do uso da máscara.

As imagens foram registradas no dia 2 de outubro de 2020, em Bucareste, capital da Romênia. Na oportunidade, os policiais estavam perseguindo torcedores extremistas da equipe Steaua Bucarest. Na ocasião, o clube disputaria uma partida pela terceira divisão do futebol romeno contra a equipe Dynamo II.

De acordo com a polícia, os torcedores do Steaua Bucarest teriam iniciado uma briga com torcedores da equipe adversária e teriam revidado a ação policial. Ainda segundo as autoridades, a polícia teria apreendido armas brancas (facas e fogos de artifício) com os torcedores. Na Romênia, a cultura “ultra” (extremista) no futebol tem se difundido ao longo dos anos. São torcedores fanáticos que apoiam intensamente seus clubes preferidos e, em geral, adotam posições de extrema-direita. Eles agem por meio de marchas, segurando faixas e bandeiras, e também fazendo uso de sinalizadores e fogos de artifício. Alguns agem de forma violenta, se aproximando da atuação dos hooligans.

Em resumo: a história que diz que a polícia da França teria agredido jovens, porque eles se recusaram a usar máscara no metrô é falsa! As imagens, de fato, são verdadeiras, mas não têm nada a ver com a história. O vídeo, na realidade, foi gravado no dia 2 de outubro de 2020, em Bucareste, capital da Romênia. Na oportunidade, a polícia prendeu torcedores extremistas da equipe Steaua Bucarest. De acordo com os policiais, os torcedores do Steaua Bucarest teriam iniciado uma briga com torcedores da equipe rival e foram pegos com facas e fogos de artifício. Ou seja, nada a ver com o uso da máscara. A história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK