Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Joe Biden diz “enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro” #boato

Joe Biden diz “enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro” #boato

Joe Biden diz enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Joe Biden disse “enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro”. A declaração do presidente eleito dos EUA veio após Bolsonaro não o parabenizar pela vitória contra Trump.

As eleições nos Estados Unidos chegaram ao fim, mas as polêmicas ainda não. Joe Biden, do Partido Democrata, venceu o adversário Donald Trump na corrida à Casa Branca, mesmo em meio às acusações (sem provas) de fraude no pleito. E enquanto Bolsonaro diz esperar “um pouco mais” para parabenizar o democrata pela vitória nas eleições americanas, ocorridas no início de novembro, já tem fake circulando por aí apontando supostas “desavenças” entre os dois governantes.

Uma publicação que começou a circular recentemente nas redes sociais, especialmente Facebook, dá conta de que Joe Biden teria dado uma declaração ríspida em relação a Bolsonaro: A mensagem está rodando através de uma imagem com o texto: “”Enquanto não elegerem outro presidente no Brasil não me apresentem para esse tal de Bolsonaro!” Joe Biden Presidente eleito dos EUA”.

Joe Biden disse “enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro”?

A postagem viralizou nas redes sociais, levando os internautas a interpretarem a fala de Joe Biden como uma declaração de “guerra” contra Bolsonaro (principalmente após o polêmico comentário sobre “saliva” e “pólvora”). No entanto, a informação não procede.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para começar, a mensagem que está sendo compartilhada carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde Joe Biden teria dado a tal declaração), alarmista (tem o intuito de acirrar os debates sobre as eleições presidenciais), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, boatos online sobre as eleições presidenciais dos EUA inundaram a internet nos últimos meses, principalmente com denúncias de suposta fraude, como, por exemplo, o que dizia que democratas teriam feito cédulas falsas na China para fraudar eleições nos EUA; outro sobre George Soros ter sido preso na Filadélfia (EUA) por fraude nas eleições; ou, ainda, aquele que apontava que a China teria falsificado 20 mil documentos para fraudar o pleito americano.

Mais que isso, sabemos que fakes com aspas atribuídas a pessoas conhecidas na mídia também não são nada incomuns quando se fala em internet. Inclusive, já desmentimos várias delas aqui, como aquela que dizia que o youtuber Felipe Neto teria falado mal de mulheres; outra de que Richard Gere ter dito que “não há tempo para mais nada” e que “ninguém escapa vivo desse mundo”; ou, ainda, a história sobre Alfredo Léo, diretor da XP, ter falado sobre Bolsonaro para um amigo.

Assim como nestes casos, ao buscarmos pela suposta declaração de Joe Biden sobre Jair Bolsonaro (inclusive, em inglês), nada encontramos. A verdade é que o presidente eleito dos EUA nunca deu nenhuma declaração direta sobre Bolsonaro. Aliás, como Bolsonaro sequer o parabenizou pela vitória no pleito (até o momento), ainda não iniciaram diálogo sobre qualquer assunto.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Joe Biden teria dito que “enquanto não elegerem outro presidente do Brasil não me apresentem a Bolsonaro” é falsa. Não há registros de que o presidente americano eleito tenha feito qualquer menção direta a Bolsonaro em discursos ou declarações, além do fato de que os dois governantes sequer iniciaram diálogo até o momento, já que Bolsonaro ainda não o parabenizou (até então) pela vitória nas eleições dos EUA.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK