Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Democratas fizeram cédulas falsas na China para fraudar eleições nos EUA #boato

Democratas fizeram cédulas falsas na China para fraudar eleições nos EUA #boato

Democratas fizeram cédulas falsas na China para fraudar eleições nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está descoberta a fraude nas eleições nos EUA. Na realidade, o Partido Democrata produziu e trouxe cédulas falsas da China.

Não faz muito tempo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que aponta que Donald Trump teria “mandado” todas as cédulas das eleições nos Estados Unidos terem uma marca d’água. Como tem gente que nem se importa de ser desmentido (e já não passa mais vergonha com isso), a balela outrora checada teve um desdobramento.

Agora, além de falar da “ideia genial” da marca d’água do Trump, mensagens em redes sociais apontam que o Partido Democrata produziu e levou cédulas falsas da China para, vejam só, fraudar as eleições norte-americanas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

Versão 1: OS DEMOCRATAS (ESQUERDA EUA) FIZERAM CEDULAS FALSAS NA CHINA NO NOME DE BIDEN. MAS Ñ SABIAM Q TRUMP MANDOU FAZER AS CÉDULAS DE VERDADE COM MARCA D’ÁGUA. AGORA VÃO SE FERRAR NA RECONTAGEM. Versão 2: Pirataria chinesa: as cédulas impressas pelos democratas foram impressas por lá e não tem a marca d’água nos EUA.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: Trump já ganhou, tem gente que ainda não entendeu, eles estão contestando as eleições, fraudando. A constituição federal americana não permite contagem de votos depois da meia noite, não permite cédulas falsas, a maioria das cédulas dos democratas vieram da CHINA, e eles não sabiam uma marca d’água, foram colocadas para, justamente, pegar as FALSAS.

Democratas produziram cédulas falsas na China para fraudar eleições nos EUA?

O que não faltaram foram comentários e compartilhamentos entre brasileiros “doídos” com a iminente derrota de Donald Trump nos Estados Unidos. Porém, a história que fala de cédulas chinesas não só é falsa como é baseada em uma tese falsa.

Vamos analisar a narrativa que foi criada. De acordo com as mensagens (que tem as principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis), Trump botou a marca d’água de forma secreta porque as cédulas falsas viriam China. Só nesta premissa, temos dois erros crassos.

O primeiro erro está na informação de que Trump colocou a marca d’água secretamente nas cédulas eleitorais. Acabamos de falar (para mais detalhes, clique aqui) que a marca d’água (onde havia) não era nada secreta e que Trump (ou o governo central dos EUA) não tem autonomia para definir as regras eleitorais.

O segundo erro está na falta de provas de que os Democratas produziram cédulas falsas na China. Ao buscar mais detalhes sobre o assunto, nada encontramos em fontes confiáveis sobre a denúncia. Ao contrário, o próprio serviço de inteligência dos Estados Unidos já negou isso em agosto.

Antes mesmo, em agosto, Trump havia escrito (em caixa alta) que “milhões de cédulas estavam sendo impressas em outros países”. Algo que nunca foi comprovado e foi classificado como informação falsa por diversos sites de checagem (temos dois exemplos aqui e aqui). Como você sabe (ou deveria saber), o ônus da prova é de quem acusa.

Resumindo: assim como é falsa a informação que aponta que Trump mandou, de forma secreta, que fosse colocada uma marca d’água nas cédulas eleitorais, é falsa a informação que foi comprovado que o Partido Democrata trouxe cédulas da China para os Estados Unidos com o intuito de “fraudar as eleições” (algo que sequer tem indícios de ser real).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK