Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros #boato

George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros #boato

George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros. “A comunidade negra é a mais fácil de manipular”, disse ele em entrevista ao jornal Bild, em 2014.

Após a chocante morte de um homem negro morto por asfixia nos Estados Unidos por um policial branco, que rendeu uma série de protestos em vários estados norte-americanos, muitas histórias (entre verdadeiras e falsas) vieram à tona envolvendo racismo e, também, a política estadunidense.

Uma publicação que começou a circular recentemente, principalmente no Facebook, dá conta de que o bilionário George Soros teria dito que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros. Em uma suposta entrevista ao jornal Bild, da Alemanha, o investidor teria falado em colocar esses grupos em armadilhas mentais para fazê-los culpar os brancos. “A comunidade negra é a mais fácil de manipular”, finalizou, supostamente, Soros. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

“Vou derrubar os Estados Unidos financiando grupos de ódio negro. Vamos colocá-los em uma armadilha mental e fazê-los culpar os brancos. A comunidade negra é a mais fácil de manipular”. – George Soros (Entrevista com o BILD da Alemanha – setembro de 2014)

George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Obviamente, a postagem gerou revolta e viralizou rapidamente entre os internautas. Mas será mesmo que George Soros disse que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros? A reposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista (aproveita-se do momento de alvoroço dos protestos nos EUA para promover discurso de ódio) e não cita fontes confiáveis que possam confirmar que a afirmação é mesmo de George Soros.

Em segundo lugar, não é de agora que surgem na internet boatos relacionados a Soros. Inclusive, aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como um que atribuía um texto falando sobre João Amoêdo, Itaú e metacapitalistas ao bilionário; outro que dizia que George Soros teria sido preso na Suíça para ser extraditado para os EUA e condenado à morte; e, ainda, um que apontava que o grupo terrorista Antifa, supostamente financiado pelo investidor, teria chegado ao Brasil para impedir as manifestações pró-Bolsonaro.

Além disso, ao buscarmos pela tal entrevista de Soros ao jornal alemão Bild, nada encontramos. Ao contrário disso, o que encontramos foram vários desmentidos sobre o assunto, inclusive, já antigos.

Em 2016, o site de fact-checking Snopes desmentiu o caso, indicando que a suposta declaração do magnata dos negócios e ativista político sequer aparece nos arquivos do Bild, na data mencionada (setembro de 2014) ou em qualquer outro mês.

Mais que isso, o Snopes também apontou que a primeira postagem com a tal citação polêmica de Soros apareceu pela primeira vez na internet através de uma página do Tumblr, em agosto de 2016, pouco antes de completar dois anos da data da suposta entrevista ao Bild, algo que torna ainda menos provável a sua veracidade, ainda mais agora que voltou “dar as caras” em pleno 2020.

Mais tarde, outros sites de checagem de fatos também desmentiram a postagem que está circulando, como o Africa Check e o That’s Nonsense.com. O Africa Check, inclusive, apontou outra citação falsa atribuída a Soros, desta vez, supostamente dada à revista americana Newsweek, em 1979, que dizia: “Fiz a missão da minha vida de destruir os Estados Unidos. Eu odeio este país e odeio todas as pessoas nele”. Obviamente, também nunca existiram evidências dessa afirmação.

Já o That’s Nonsense.com analisou que nenhum veículo de notícias confiável divulgou a suposta declaração de George Soros sobre grupos de ódio e ressaltou que se realmente o bilionário quisesse derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros, não anunciaria os seus planos em um meio de comunicação nacional, o que faz muito sentido.

Resumindo: A publicação que dá conta de que George Soros teria dito que vai derrubar os EUA financiando grupos de ódio negros não é verdadeira. A mensagem é falsa, já que não há nenhuma entrevista ao jornal citado. Inclusive, a informação chegou a ser desmentida por outros sites anos atrás.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp