George Soros escreve texto sobre João Amoêdo, Itaú e metacapitalistas #boato

Boato – O bilionário húngaro George Soros é ligado a João Amoêdo e publicou um texto sobre o candidato, o Partido Novo e metacapitalistas.

Fora do ciclo de debates eleitorais (no qual estão inclusos, até o momento, oito candidatos) e das principais entrevistas na televisão (na série do Jornal Nacional, por exemplo, participaram quatro presidenciáveis), João Amoêdo (Novo) tem chamado atenção na internet. É na web que suas ideias, ligadas ao campo liberal, têm circulado. Também é na “rede” que algumas críticas e boatos sobre ele têm viralizado.

Em meio a acusações de que ele seria o candidato “que vai governar para os bancos” (algo que não é possível de ser checado) e de que ele “ganhou a sua fortuna com especulação financeira” (acusação que também precisaria de mais provas), surgiu na internet um texto que seria assinado pelo bilionário húngaro George Soros, conhecido por financiar alguns projetos com a sua Open Society Foundations.

O texto, intitulado de “Amoedo – Itaú – Metacapitalistas”, seria uma narrativa de Soros apresentando a ligação de João Amoêdo e do Partido Novo com banqueiros e com o meio financeiro. A informação foi publicada em um blog e muito compartilhada no Facebook. Não vamos colocar o texto completo (ele não será o fruto da análise), mas veja como foi apresentado em alguns lugares.

Versão 1: Você conhece João Amoêdo, o presidenciável do Partido Novo? George Soros escreveu: “Amoedo – Itaú – Metacapitalistas”. Versão 2: Encontrei esse texto sobre o candidato Amoedo. VAMOS NOS INTEIRAR SOBRE ELE!? Vamos conhecer o NOVO:Amoedo – Itaú – Metacapitalistas (George Soros).

A mensagem “evoluiu” para duas “conclusões”. A primeira é de que Amoêdo é o candidato de George Soros. A segunda é de que, por causa da ligação com o bilionário húngaro,  candidato e o Partido Novo seriam “esquerdistas”. Esse texto “sintetiza” a ideia:

O candidato do NOVO à presidência da república, João Amoedo, é o “MACRON TUPINAMBÁ”: Um mero fantoche, pilotado por George Soros, criado para agir ao serviço da matilha NAZI-MARXISTA-ISLAMISTA da ONU… Nada mais do que isso!

George Soros escreve texto sobre João Amoêdo, Partido Novo e metacapitalistas?

O tal texto está se espalhando muito na internet. Mas será mesmo que George Soros resolveu revelar toda a sua ligação com João Amoêdo e o Partido Novo? Pois é, amigo. A resposta é não. Vamos explicar tudo a partir de agora.

Antes de falar sobre a “autoria do texto em si”, precisamos esclarecer algumas coisas. A primeira é que, assim como no caso de outras “teses” sobre Amôedo na internet (eleição é um fenômeno incrível), essa tese de que a campanha dele e que o Partido Novo são “financiados” por George Soros carece de mais provas para ser considerada “uma verdade”.

Até o momento, há duas linhas que “ligariam Soros” a Amoêdo. Uma é a tese de que o bilionário teria “comprado” o Itaú (banco que seria o “dono do Novo”, algo que também não é comprovado). A tese é “quebrada” pelo fato de que Soros não comprou o Itaú, apenas algumas ações do banco (tudo é explicado aqui). A segunda linha seria o “texto de Soros”, que mostra uma “ligação indireta” do bilionário ao partido, mas que também não prova nada.

Dito isso, vamos ao ponto central da história. O tal texto não tem como “fonte” George Soros. O motivo é muito simples: antes de surgir como “George Soros escreveu: “Amoedo – Itaú – Metacapitalistas”, a mensagem surgiu (como “bom” ataque político) anonimamente em páginas ligadas a Bolsonaro (que “disputa” votos à direita com o candidato do Novo). Mais uma busca por manifestações do bilionário sobre as eleições brasileiras e nada encontramos.

Resumindo: ao contrário do que estão falando na internet, George Soros não escreveu nenhum texto sobre o Partido Novo e João Amoêdo. A mensagem que circula online e tenta ligar o bilionário húngaro ao milionário candidato surgiu anonimamente na internet e só depois que ganhou um autor. É mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “George Soros escreve texto sobre João Amoêdo, Itaú e metacapitalistas #boato

  • 18/09/2018 em 15:34
    Permalink

    o site diz que nao tem provas para confirmar a tal carta e a tal ligação, mas tbm nao tem nenhuma prova do contrario. Então fica achismo sobre achismo. Jornalismo ja morreu.

    Resposta
  • 05/09/2018 em 10:49
    Permalink

    Pouco importa quem é o autor do texto “Metacapitalista”, o fato é que o conteúdo do texto aqui no Boatos não é negado ou diz em “sobre isso ou aquilo não há provas” – nenhuma prova em contrário é mencionada, aliás!

    Resposta
  • 03/09/2018 em 12:41
    Permalink

    Os Bolsominions estão desesperados criando mais e mais fake news do Amoêdo! hahaha,

    Resposta
  • 03/09/2018 em 09:47
    Permalink

    Altos boatos na eleição, um mais doido que o outro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)