Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Estátua no Japão mostra menina com livros pesando mais do homem com celular #boato

Estátua no Japão mostra menina com livros pesando mais do homem com celular #boato

Estátua no Japão mostra menina com livros pesando mais do homem com celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma estátua no Japão mostra a relação entre livros e tecnologia. Uma menina com livros pesa mais do que um homem com um celular na mão. 

Não é de hoje que circulam na internet histórias falsas que apontam para “grandes lições de sabedoria” vindas do oriente. A mais nova que está viralizando na internet aponta para uma suposta estátua que está dando o que falar.

A estátua, que ficaria no Japão, mostraria uma menina com livros e um homem com celular na mão em um balanço. O peso dos livros, que deixa a menina “mais pesada”, significa que os livros pesam mais do que os smartphones. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja uma das imagens:

Versão 1: Estátua no Japão relativando o peso entre o conhecimento (livros) e a tecnologia (celular). Versão 2: Estátua no Japão mostra que uma garota com livros tem mais peso que um marmanjo com celular nas mãos…

Versão 3: Nos estudos de jornalismo aprendi que “uma imagem vale mil palavras”. Verdade.  Uma estátua, no Japão, representa de forma magistral a força desta mensagem: em um parque público a obra de arte mostra que uma menina, com livros, tem mais peso do que um jovem com um celular. Genial

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Análise da mensagem que circula online

A história tem algumas das principais características de fake news. Ela é vaga (não diz a cidade, por exemplo), alarmista (no sentido apelativo), tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação em questão.

Essa história de “coisa do Japão ou de outro país” também já não é incomum na internet. O Boatos.org, por exemplo, já desmentimos fake news sobre uma fonte no Japão com efeitos “incríveis”, sobre luzes no metrô de Tóquio e até sobre mudanças na grade curricular no país.

Resolvemos escolher as seguintes perguntas para serem verificadas a seguir: 1) O monumento em questão fica no Japão? 2) Há alguma relação com livros e tecnologia no monumento em questão? 3) Qual é a verdadeira história por trás da imagem?

O monumento em questão fica no Japão?

A resposta é não. O primeiro erro que identificamos na história é, por assim dizer, geográfico. A estátua da garota e do homem fica, na realidade, na China. Mais exatamente na cidade de Heihe.

Há alguma relação com livros e celulares na estátua em questão?

Não necessariamente. É fato que a estátua acaba por exaltar os livros. Porém, não é um telefone celular que está na mão do outro garoto. Pelo ângulo que vimos (inclusive dos dedos do rapaz), parece ser um minigame estilo Tetris ou Game Boy.

Qual é a verdadeira história por trás da imagem da estátua?

No centro da imagem, há uma escrita em mandarim que diz “conhecimento é poder”. A estátua foi produzida pela empresa Quyang Hanbo sculpture Engineering. Não há qualquer referência sobre telefones celulares ou outras coisas. Isso aí vai da interpretação de quem vê a obra.

Resumindo: para começar a estátua não fica no Japão. Além disso, o rapaz na parte de cima da balança está com um minigame e não o celular. Ideias e reflexões à parte, o fato que a mensagem em questão está com informações, no mínimo, truncadas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm