Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra efeitos de luzes incríveis no metrô de Tóquio #boato

Vídeo mostra efeitos de luzes incríveis no metrô de Tóquio #boato

Vídeo mostra efeitos de luzes incríveis no metrô de Tóquio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Tóquio, vídeo mostra trem de metrô em movimento, enquanto efeitos de luzes criam feixes de luz e desenhos, como dragões marinhos.

Quando o assunto é tecnologia, os primeiros a serem lembrados são os asiáticos. Japoneses, coreanos e chineses são alguns dos exemplos daqueles que sempre andam com os últimos lançamentos de celulares e computadores.

E não é para menos. Muitas gigantes do ramo da tecnologia são empresas asiáticas ou estão localizadas na Ásia. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, dessa vez o Japão teria ido longe demais para demonstrar seu potencial tecnológico.

Segundo uma publicação, um vídeo gravado no metrô de Tóquio, no Japão, mostraria um trem em movimento com diversos efeitos de luzes. Ainda segundo o vídeo que acompanha a história, as luzes criaram feixes de luz e desenhos, como dragões marinhos, enquanto o trem realizava seu percurso. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: “Efeitos especiais no metrô de Tóquio !!! Espetacular !!!”. Versão 2: “Efeitos luminosos no metrô de Tóquio. Olha que coisa linda”. Versão 3: “Efeitos surpreendentes no metrô de Tóquio”.

Vídeo mostra efeitos de luzes incríveis no metrô de Tóquio?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, deixando muitos internautas maravilhados com o espetáculo. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e das informações contidas no final das imagens.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, essa não é a primeira vez que vídeos com situações fantásticas são usados em histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria o brinquedo  Gyro Drop em ação em um parque da Coreia do Sul. Também a que indicava que um vídeo mostraria o novo trem-bala do Japão que chegaria a 4.800 km/h de velocidade e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria o parque 7D que teria sido lançado no Japão.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, nada encontramos. Ao analisar o vídeo, percebemos que ele foi publicado por um usuário chamado QingDaometro. O detalhe já nos faz desconfiar de que as imagens teriam sido feitas em Tóquio, no Japão. Além disso, outro detalhe no final do vídeo também chamou a nossa atenção.

Quando as imagens acabam, uma mensagem aparece ao final. Ao traduzir o texto, descobrimos que as imagens são do 10º aniversário do metrô de Qingdao, na China. A legenda ainda aponta que o vídeo seria “a nova jornada de Gao Jin”.

青岛地铁十周年 不出来时路 高进新征程 联合出品 青岛地铁沒有限公司 山东金东数字创意股份有限公司 Tradução: O 10º aniversário do metrô de Qingdao. Sem tempo para sair, a nova jornada de Gao Jin. Co-produzido por Qingdao Subway Co., Ltd. Shandong Jindong Digital Creative Co., Ltd.

Ao buscar por mais detalhes, descobrimos que as luzes fazem parte de um show organizado pelo próprio metrô de Qingdao e pela empresa de tecnologia Gold East. Foi o primeiro show de luzes dinâmicas no país. Além do vagão do trem ser iluminado e apresentar diferentes formas, os túneis pode onde o metrô percorre também receberam as animações.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o metrô de Tóquio com efeitos de luzes incríveis é falsa! O vídeo foi publicado pelo usuário QingDaometro e tem uma mensagem ao final, indicando se tratar do 10º aniversário do metrô de Qingdao, na China. Ao pesquisar por mais detalhes, descobrimos que, de fato, as imagens foram feitas em Qingdao, na China, e fazem parte de um show de luzes dinâmicas para comemorar o 10º aniversário do metrô da cidade. Uma empresa de tecnologia foi a responsável por criar as animações não apenas no vagão do trem, mas também nos túneis. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: