Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Fonte no Japão em forma de mulher estarrece o mundo com seu design #boato

Fonte no Japão em forma de mulher estarrece o mundo com seu design #boato

Boato – Vídeo que circula na internet mostra fonte no Japão em formato de mulher que impressiona com o seu design. 

Essa não é a primeira vez, e provavelmente não será a última, que aparecem histórias distorcidas atribuídas a vídeos na internet. O enredo é sempre o mesmo: quanto mais impressionante o vídeo, maior é a chance dele se tornar um boato. Bom, esse é o caso da história de hoje.

Circula na internet um vídeo que mostra uma “fonte” em forma de mulher. O vídeo, de apenas 15 segundos, impressionou alguns internautas ao mostrar o design da fonte, que teria sido construída no Japão. Junto às imagens, há uma mensagem que diz “esta fonte no Japão estarrece o mundo com seu design”. Confira no vídeo:

Fonte no Japão em forma de mulher estarreceu o mundo com seu design?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Embora as imagens sejam mesmo impressionantes, é óbvio que essa história é falsa. Se você ainda não entendeu o porquê, a gente te explica.

De cara, a mensagem já levanta suspeitas. Afinal de contas, fonte no Japão, onde? Quando foi filmada e quem é o responsável? Só essas perguntas já mostram que a história está cheia de “furos”. Como se não bastasse, não há citação dela em nenhum site notícias confiável. Vamos imaginar: se a fonte “estarreceu o mundo”, deveriam existir milhares de reportagens a respeito dela, não?

Ao analisar o vídeo, encontramos mais algumas suspeitas: a primeira é que a imagem não parece de uma fonte (pelo menos não tradicional. Parece mais uma escultura). No vídeo, a impressão que se tem é de que a água não está vindo de um “cano”. E mais: a granulagem da água que cai é bem estranha.

Com isso, resolvemos buscar pela fonte no Japão. Como você pode imaginar, não encontramos nenhuma referência dela e do “seu design impressionante” em cidades da Terra do Sol Nascente. Não demorou muito para descobrirmos que a imagem não é uma fonte, nem é no Japão e muito menos real. Na verdade, trata-se de uma escultura digital criada pelo artista norte-americano Chad Knight. Por sinal, o próprio artista divulgou o vídeo em sua conta no Instagram, em outubro de 2017. Veja:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Chad Knight (@chadknight) em

A escultura virtual, criada em programas de 3D, 4D e Photoshop, faz parte das inspirações e pensamentos de Knight. O artista norte-americano, de 41 anos, é especialista em 3D e em esculturas digitais. Vale dizer que Knight possui outras obras similares a suposta “fonte em forma de mulher”.

Resumindo: a imagem é bonita e impressionante, mas nada tem a ver com a fonte em forma de mulher no Japão. Ou seja, não adianta viajar para o outro lado do mundo para tentar achá-la porque a história é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.