Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Defunto se levanta durante reportagem sobre mortes por Covid (Ômicron) na Alemanha #boato

Defunto se levanta durante reportagem sobre mortes por Covid (Ômicron) na Alemanha #boato

Defunto se levanta durante reportagem sobre mortes por Covid (Ômicron) na Alemanha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na Alemanha, durante reportagem de televisão sobre aumento de óbitos por Covid-19 e da variante Ômicron, morto levanta de saco funerário. 

O novo surto da Covid-19, ocasionado pela variante Ômicron, ao redor do mundo tem causado preocupação entre os especialistas da área da saúde. No Brasil, a nova onda já aumentou em 566% o número de mortes por Covid-19.

Na Europa, as coisas não andam diferentes. Recentemente, a Alemanha registrou um novo recorde de casos diários de Covid-19. No dia 4 de fevereiro de 2022, o país bateu a marca de quase 250 mil novos casos em apenas 24 horas.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a Alemanha poderia estar inflacionando esses números. Segundo a publicação, um “morto” teria levantado durante uma reportagem de televisão sobre o aumento expressivo de óbitos e casos de Covid-19 por conta da variante Ômicron. Confira:

Versão 1: “Teatro “MORTO” levanta e o repórter anunciava que muita gente esta morrendo na Alemanha de omicrôn”. Versão 2: “Reportagem sobre o COVID….defunto levanta achando que tinha terminado a matéria.   Canalhas #BolsonaroTemRazao”. Versão 3: “Esqueceram de falar pro defunto não se mexer que estavam gravando.Teatro: um dos “mortos” se levanta enquanto o repórter anunciava que  muita gente estava morrendo na Alemanha por omicrôn”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Defunto se levanta durante reportagem sobre mortes por Covid (Ômicron) na Alemanha?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, e fez sucesso entre grupos negacionistas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo utilizado como prova.

Ao olhar o texto, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ele apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, alguns erros de ortografia e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, fake news que apontam uma suposta farsa na pandemia da Covid-19 (ou da variante Ômicron) se tornaram comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um homem ensacado vivo teria mexido os braços e seria a prova de que a pandemia é uma farsa. Também a que indicava que morto fumando em caminhão mostraria a farsa por trás da pandemia e, por fim, a que apontava que caixões flagrados com serragem e pedras teria sido descoberto em meio à pandemia.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto. Entretanto, não encontramos nenhuma notícia que apontasse que um morte teria se levantado durante um programa de televisão na Alemanha. Por outro lado, descobrimos a origem do vídeo em outro lugar.

Na realidade, o vídeo é uma reportagem da rede OE24, em Viena, na Áustria. As imagens foram ao ar no dia 4 de fevereiro de 2022. E não, a reportagem não tem nada a ver com a pandemia da Covid-19 ou Ômicron. Na verdade, a matéria mostrava um protesto do grupo ativista Revolta da Última Geração, que pedia ao governo local para que parasse com processos desenfreados de impermeabilização do solo. Em um dos atos realizados pelos ativistas, diversas pessoas ficaram deitadas, embaixo de sacos plásticos, ao longo de uma via. No vídeo completo, é possível ver que se trata de um protesto e não de pessoas mortas.

Em resumo: a história que diz que, na Alemanha, uma pessoa “morta” se levanta durante uma reportagem sobre o aumento de óbitos por Covid-19 e variante Ômicron é falsa! O vídeo usado como prova não tem nada a ver com a pandemia. Na realidade, as imagens foram gravadas em Viena, na Áustria, durante um protesto de ativistas pelo clima. O grupo conhecido como Revolta da Última Geração protestava contra o processo desenfreado de impermeabilização do solo. Um dos atos dos manifestantes foi justamente reunir diversas pessoas para ficarem deitadas, embaixo de sacos plásticos, em uma via. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso